Galeria Sesc Cidade Alta abre exposição “Caixa de lápis”


Divulgar as múltiplas perspectivas estéticas, temáticas e formas de expressão elaboradas pelo artista Assis Costa. Esse é o objetivo da exposição Caixa de lápis, cuja vernissage será dia 16/08, a partir das 19h, na Galeria Sesc Cidade Alta. O projeto é uma iniciativa do Sistema Fecomércio, realizada por meio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN). A exposição, 4ª deste ano da Galeria Sesc, estará aberta à visitação gratuita até o dia 13/09, das 9h às 19h, exceto aos finais de semana e feriados.

Caixa de lápis é resultado do trabalho desenvolvido pelo artista curraisnovense Assis Costa que, em mais de 25 anos, explorou em sua obra um universo artístico que vai além das artes plásticas, passeando também pela escultura, quadrinhos, música e literatura. Tendo a pintura como principal atividade, o artista trabalha temáticas diversas, como Dom Quixote e Sancho Pança, mesclados a São Francisco de Assis e à paisagem física e cultural do sertão seridoense. Desse modo, Assis Costa cria, a partir de sua pintura, uma identidade regional para esse espaço, retratando aspectos da cultura popular como Boi de Reis, Forrós e São João.

A proposta da exposição é explorar essa dimensão plural do artista, trazendo ao público 30 obras pintadas em acrílico sobre tela ou óleo sobre tela que pertencem ao acervo do médico, filósofo e colecionador Edrisi Fernandes, que, há mais de cinco anos, adquire obras do artista nos mais diversos gêneros.

Sobre a Galeria Sesc

Em sua terceira edição, o projeto Galeria Sesc selecionou seis trabalhos de artistas potiguares para exposições no Sesc Cidade Alta, unidade localizada em Natal. Foram escolhidos para expor este ano entre março e dezembro: “Pelo Pescoço” de Daniel Torres; “Olhar mais atento”, do coletivo Urban Sketchers Natal; “Refugo”, de Elisa Elsie; “Caixa de lápis”, de Assis Costa; “Arremedos”, de Natã Ferreira; e “Duna: a busca de um si a que pertencer”, de Mariana do Vale. Cada selecionado receberá um prêmio no valor de R$ 2.300 brutos.

Além do cachê, o Sesc disponibiliza recursos técnicos e financeiros para a produção das exposições, assessoria em arte-educação e mediação cultural, totalizando R$ 48 mil investidos.

A Galeria Sesc é o único espaço cultural de Natal que conta com mediadores em arte visuais durante o período das exposições. Os profissionais desenvolvem o papel de elo entre o público visitante e as obras de artes. Além de contextualizar o expectador sobre a exposição, o profissional desenvolve ações de arte-educação com o público, incluindo grupos escolares.



Serviço:
O quê? Galeria Sesc abre exposição “Caixa de lápis”
Vernissage? 16/08 (quarta-feira) | 19h
Período da exposição? 16 de agosto a 13 de setembro, das 9h às 19h (exceto finais de semana e feriados)
Onde? Sesc Cidade Alta. Rua Coronel Bezerra, 33, Cidade Alta.
Agendamento escolar? Escolas interessadas devem ligar para (84) 3133-0360
ENTRADA GRATUITA 

Nenhum comentário