Escola Agrícola de Jundiaí oferece cursos técnicos para alunos da rede pública


A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), inscreve até o dia 2 de agosto, alunos do ensino médio da rede estadual de ensino interessados em participar de um dos 25 cursos técnicos oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Médio (Pronatec) na modalidade MedioTec em 13 municípios. São eles: Assú, Governador Dix-Sept Rosado, Ipanguaçu, Macaíba, Patú, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Passa e Fica, Presidente Juscelino, Santo Antônio, Senador Elói de Souza e Vera Cruz.
São 700 vagas distribuídas em 12 cursos técnicos: Agroecologia, Fruticultura, Agropecuária, Agricultura, Administração, Logística, Mecânica, Eletromecânica, Química, Modelagem do Vestuário, Produção de Moda e Guia de Turismo. Além da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), a formação ocorre em escolas estaduais, centros de educação profissional, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), e no Centro de Tecnologia e Instituto de Química da UFRN.
De acordo com professor João Inácio Filho, coordenador-geral do programa na EAJ, o aluno da rede estadual de ensino vai receber uma formação do ensino médio aliada ao ensino técnico, abrindo mais perspectivas para o mundo do trabalho. O curso tem duração de um ano e meio a dois anos. "O estudante receberá duas diplomações, mas somente receberá o diploma do ensino técnico após a conclusão do ensino médio”, explica.
As inscrições ocorrem pelo site. O aluno deve optar por um turno diferente daquele em que estuda. O resultado da seleção será divulgado no dia 4 de agosto. As aulas estão previstas para o dia 14 do mesmo mês.