Diversidade e direitos LGBTT são pauta de debate apoiado pelo CRP/RN


A diversidade será o tema central de importante debate que será realizado na próxima quarta-feira (19), a partir das 8h, no auditório da Ordem dos Advogados do Rio Grande do Norte (OAB/RN), em Natal. A audiência pública #OrgulhoLGBTT – Quando todas as vidas importam: Diversidade e você! contará com a presença de diversas entidades do Movimento LGBTT e de conselhos de classe e tratará do enfrentamento à violência, do fortalecimento de campanhas e da despatologização das transexualidades.

Um dos conselhos que participa do debate é o Conselho Regional de Psicologia do Estado (CRP/RN), que colocará em pauta a Resolução nº. 001/99, do Conselho Federal de Psicologia (CFP), que estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da orientação sexual. A norma considera que a homossexualidade não constitui doença, entendimento que passará a incluir a transexualidade, que passa por processo de despatologização.

Para Rodrigo Oliveira, conselheiro do CRP/RN, o debate contribui para o avanço na conscientização de que as identidades não são doenças e sim aspectos da existência, além de precisar as dificuldades locais atuais. “O evento vem reafirmar o compromisso da diversidade sexual, partindo do princípio de que a orientação sexual e a identidade de gênero são essenciais para a dignidade e humanidade de cada pessoa e não podem ser motivos de discriminação ou abuso”, reforça Rodrigo.

O evento conta com o apoio da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RN e de outras entidades e conselhos, tais quais: Fórum DCA, Observatório da População Infanto-Juvenil em Contextos de Violência (OBIJUV/UFRN), Núcleo Estadual da Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO), Conselho Regional de Serviço Social do Estado (CRESS/RN), Conselho Estadual de Direitos Humanos e Cidadania do Estado (COEDHUCI) e Conselho Estadual de Saúde. O debate é aberto ao público e acontece durante todo o período da manhã.