Cosern intensifica trabalho de poda de árvores para reforçar segurança e garantir confiabilidade do sistema elétrico


No intuito de minimizar os impactos dos fortes ventos registrados em todo estado nas duas últimas semanas, a Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, reforçou o trabalho de poda de galhos de árvores que estejam muito próximos da rede elétrica. Isso porque, ao tocar na fiação, os galhos podem causar curto circuito, interromper o fornecimento de energia e, em alguns casos, partir os cabos e provocar acidentes.

Em todo estado, a Cosern já substituiu 51% dos fios da rede de baixa tensão por cabos multiplexados ou protegidos, uma tecnologia que permite o convívio harmônico da rede elétrica com as árvores e a consequente redução da necessidade de poda dos galhos.

A Cosern reforça o alerta de que a poda de árvores, quando os galhos estiverem muito próximos à rede elétrica, só pode ser realizada por técnicos da companhia. Nos outros casos, o serviço deve ser solicitado às prefeituras municipais e nunca deve ser feito sem autorização do órgão competente.

Em Natal, o órgão responsável pela poda e retirada de árvores é a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), por meio do Departamento de Manejo Arbóreo (3232-9845).

Em caso de árvore tombada sobre a rede elétrica ou cujos galhos representem riscos para os fios, a Cosern solicita que o cidadão telefone imediatamente para o 116.

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta: Enviar um SMS para 26560, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone; ou
Telefonar para 116.

Nenhum comentário