POLÍTICA


Câmara dos Deputados homenageia 20 anos de fundação do PHS

A Câmara dos Deputados realizou sessão solene nesta quarta-feira (22) em homenagem ao 20º aniversário de fundação do Partido Humanista da Solidariedade (PHS). O evento foi solicitado pelo deputado Diego Garcia (PHS-PR).
Lucio Bernardo Jr. / Câmara dos Deputados
Sessão solene em homenagem ao vigésimo aniversário de fundação do Partido Humanista da Solidariedade (PHS). Dep. Diego Garcia (PHS-PR)
Diego Garcia: partido possui hoje 210 mil filiados em todo o Brasil
Em 1995, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu o registro provisório do então Partido da Solidariedade Nacional (PSN). A partir daí, os integrantes da legenda passaram a se dedicar à tarefa de tornar o registro definitivo. Após aprovação do TSE, no dia 20 de março de 1997, a agremiação obteve o status permanente como PHS.
Diego Garcia ressaltou algumas das bandeiras do partido, como a visão humanista e solidária do País. “Escorados na ética e na fraternidade, acreditamos que só desse modo poderemos erradicar a miséria e superar as desigualdades, abrindo caminho para a paz”, comentou.
Ele também citou o crescimento do PHS ao longo de duas décadas de existência: “somos hoje 210 mil filiados em todo o Brasil e estamos entre as legendas que mais têm crescido a cada eleição”.
Representatividade
Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, também enalteceu a importância do partido nacionalmente. “Estamos falando de uma agremiação que revela o sentimento cívico e democrático da sociedade brasileira e que, em duas décadas de existência, se consolidou como uma força política de alcance nacional.”
O presidente lembrou ainda o aumento da representação do partido. “As filiações cresceram em número e abrangência de tal forma que no último pleito, em 2016, o PHS recebeu quase um milhão de votos para prefeito em todo o País”, finalizou.

Deputado Souza e prefeito Sael têm pauta
 importante para Porto do Mangue


O deputado estadual Souza (PHS), e o prefeito Sael Melo (PHS), de Porto do Mangue, acompanhados do secretário municipal de Turismo e Meio Ambiente, Flávio Felipe Souza reuniram-se nesta terça-feira (21), com o superintendente do INCRA no estado do Rio de Grande do Norte, Leonardo Guedes. A reunião ocorreu na sede em Natal.
Titulação do Assentamento Planalto, em Porto do Mangue, e Titulação dos Assentamentos Santos Reis e Garavelo, em Areia Branca, são pleitos que serão atendidos em 2017.
Também foi abordada a questão da situação que envolve os Assentados em Ponta do Mel e os que residem na praia de Pedra Grande. São móveis Rurais que compõem os municípios de Porto do Mangue e Areia Branca.
Pescados
Foi solicitada pelo prefeito Sael e pelo deputado Souza a doação de uma área para a instalação de uma unidade de armazenamento do pescado e a construção de um poço na comunidade de Pedra Grande, essencial para a viabilidade do projeto de extensão da Universidade Potiguar (UnP), que apoia a pesca sustentável e a geração de renda. Essas ações irão beneficiar diretamente os 172 moradores da região.
A pesca é a principal fonte de renda da comunidade de Pedra Grande. Em 2015, o projeto de extensão “Pesca Sustentável e Geração de Renda”, da Escola da Gestão e Negócios da Universidade Potiguar (UnP), campus Mossoró, foi o vencedor do Prêmio Santander Universidade Solidária e recebeu R$ 100 mil para sua implantação.
O superintendente comprometeu-se em atender à solicitação.
Areia Branca

Durante a reunião Souza, cobrou ainda informações relativas ao andamento dos processos das certificações e da titulação de terras localizadas em Porto do Mangue nas áreas de Rio Doce, Tocantins, Carajás, Planalto do Mel e PA Rosado; Areia Branca nas áreas de Ponta do Mel, Garavelo e Santos Reis.

Presidente da Câmara Raniere Barbosa prestigia abertura do cursinho do ex-vereador Júlio Protásio

O presidente da Câmara de Natal, vereador Raniere Barbosa (PDT), foi acompanhar a abertura do ‘cursinho preparatório para o Enem Júlio Protásio’, promovido pelo ex-vereador e pela vereadora Ana Paula Araújo (PSDC) em parceria com a Faculdade Maurício de Nassau.
 As aulas do cursinho gratuito acontecerão todos os sábados, das 14h às 17h, na unidade da avenida Roberto Freire.
Raniere disse que a Câmara vai ampliar os projetos de educação através da Escola do Legislativo.
O cursinho Júlio Protásio foi criado há 15 anos e agora em 2017 teve 67 de seus alunos aprovados no Sisu.

Fotos Verônica Macedo
thaisagalvao.com.br

Ministério Público recomenda à Prefeitura de Mossoró exoneração de casal por nepotismo



O Ministério Público do Rio Grande do Norte, por meio da 7° Promotoria de Justiça de Mossoró fez uma recomendação à atual prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini (PP) para que exonerasse uma das partes do casal Yuri Yasso Duarte de Queiroz ou Kátia Maria Cardoso Pinto dos cargos que ocupam na gestão municipal por nepotismo.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta segunda-feira (06). O MP deu a prefeita e ao Secretário Municipal de Administração o prazo de 15 dias para tomar as providências necessárias para a exoneração.
agorarn.com.br


Definidas as comissões de trabalho da Câmara de Ielmo Marinho



A Câmara Municipal de Ielmo Marinho iniciou os trabalhos legislativos de 2017 com a leitura da mensagem do prefeito Cássio Cavalcante, mais conhecido como Doutor Cássio, e com a formação das comissões de trabalho temáticas da Casa. Pelo regimento interno, as sessões são sempre realizadas nas sextas-feiras durante o turno da noite.
Foram escolhidos como presidentes os vereadores Tiago Menezes (PMDB), na Comissão de Educação, Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social; Fernando (PR), na de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos; Roberto Carlos (PP), na de Finanças e Orçamento; e Doutora Victória na de Legislação, Justiça e Redação Final.
O vereador Tiago Menezes, líder da bancada do prefeito na Câmara, destacou o papel dos legisladores nas comissões, mas lamentou a situação em que o Município foi encontrado. "Com as comissões definidas, iniciaremos um trabalho mais profundo para atender melhor à população, mas na mensagem do Executivo o prefeito revelou que encontrou a Prefeitura com dívidas e a precariedade em todas as áreas. Daremos apoio ao prefeito para que Ielmo Marinho possa voltar a crescer", destacou.

0 comentários:

Postar um comentário