São Gonçalo do Amarante está entre as 10 mais violentas do Brasil, mostra anuário

 


Oito das dez cidades com maiores taxas de mortes violentas intencionais do país ficam em regiões metropolitanas no entorno de quatro capitais do Nordeste. Entre elas está a cidade de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. O dado consta no Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado hoje pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

De acordo com o anuário, São Gonçalo do Amarante está em 9º lugar no ranking dos municípios brasileiros com mais mortes por 100 mil habitantes. O número referente à cidade da região metropolitanda de Natal é de 71,4 mortes a cada 100 mil.

O ranking inclui apenas os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes e é referente aos registros de 2020. Dos 20 municípios com maiores taxas, 18 são da região Nordeste.

As cidades têm em comum, além da proximidade com a capital, serem municípios de porte médio com grande adensamento populacional e precária estrutura social e urbana.

Das oito cidades, três estão na Grande Fortaleza, entre elas Caucaia, que no ano passado liderou o ranking de taxa de mortalidade do país: 98,8 mortes por 100 mil moradores. No Brasil, a taxa de mortes violentas foi de 23,6.

Entre as capitais brasileiras, Salvador é a que aparece primeiro, com a 30ª maior taxa de mortalidade violenta, com média de 49 assassinatos por cada 100 mil habitantes —metade da taxa de Caucaia.

Com informações do UOL

municípios com mais mortes por 100 mil habitantes -  -