Polpas de fruta na validade são encontradas no lixo em escola de Parnamirim; VEJA VÍDEO

 


Enquanto as aulas presenciais seguem suspensas e alunos encontram dificuldades para ter acesso a alimentação até que as escolas reabram as portas, sacos de polpa de fruta na validade foram encontrados no lixo de uma escola em Parnamirim, na Grande Natal, na manhã desta quinta-feira (29).

Pelo menos quatro fardos com pacotes de polpa foram descartados por funcionários da Escola Municipal Jacira Medeiros, em Nova Esperança, e foram encontrados pelo vereador Professor Diego Américo (PSL), durante inspeção para verificar as condições da unidade – que segue sem receber estudantes para aulas presenciais.

O vereador gravou a descoberta e publicou a denúncia nas redes sociais. Nas imagens, é possível verificar que Professor Diego vistoriava a unidade quando encontrou os pacotes com as polpas descongelando nos fundos da escola. Ele questiona uma funcionária, que o informa que o descarte aconteceu por ordem de uma nutricionista, mesmo com as polpas dentro do prazo de validade.

No início da tarde, Professor Diego levou o caso ao conhecimento da Secretaria Municipal de Educação. Ao PORTAL DA 98 FM, ele também afirmou que vai registrar um boletim de ocorrência na Polícia Civil sobre o acontecido.

“Essas polpas só iriam vencer em setembro ou dezembro. Fico triste de ver esse desperdício na Escola Jacira Medeiros, em Nova Esperança, onde sei que tem crianças que passam fome. Um absurdo o que aconteceu. É dinheiro público no lixo. Essas polpas poderiam alimentar famílias”.

Professor Diego Américo (PSL), vereador de Parnamirim

Reunião entre vereador Professor Diego e secretária Justina Iva, da Educação – Foto: Genilson Souto / Reprodução

Procurada pelo PORTAL DA 98 FM, a secretária municipal de Educação, Justina Iva, informou que será aberto um procedimento para apurar o que aconteceu. Ela disse que vai ouvir representantes da escola para entender por que as polpas foram descartadas.

“Nós vamos apurar. Estamos dando início conversando com a direção da escola para saber como isso aconteceu. Vamos abrir um processo para apurar responsabilidades. A gente não pode tomar atitudes intempestivas. Vamos apurar e tomar as medidas cabíveis depois de apurar os fatos”.

Justina Iva, secretária municipal de Educação de Parnamirim

Quanto à situação da merenda escolar, a secretária registrou que, até a próxima sexta-feira (30), o Município deverá finalizar o processo de compra dos alimentos para abastecer as escolas e, assim, permitir a volta às aulas presenciais. Ela disse que a expectativa da prefeitura é ordenar a volta ao ensino presencial no dia 17 de agosto, iniciando pelo ensino infantil.

Justina Iva explicou que, inicialmente, o modelo adotado será o híbrido, com parte dos alunos em sala de aula e parte permanecendo em casa. Os alunos que continuarem no ensino remoto também terão acesso a merenda, com o recebimento de kits alimentares para levar para casa.

98 FM