Governo destaca ações de incentivo ao turismo religioso no RN

 

MEDIDAS FORAM ANUNCIADAS DURANTE PARTICIPAÇÃO NA ABERTURA DO I FÓRUM DE TURISMO RELIGIOSO DO SERIDÓ. FOTO: ELISA ELSIE

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, participou nesta terça-feira (27) da solenidade virtual de abertura do I Fórum de Turismo Religioso do Seridó. O evento que acontece como parte da programação oficial da Festa de Sant’Ana, no município de Caicó, até a quinta-feira (29), tem como objetivo tratar da roteirização turística e as implicações no desenvolvimento regional do Seridó.

Na região Seridó, há 272 anos, é celebrado o Dia de Senhora Sant’Ana em uma grande manifestação religiosa. Profundamente enraizada na história da cidade, a festa remonta aos processos de formação da sociedade brasileira, ainda no período da colonização portuguesa. A festividade costuma reunir multidões de devotos no município de Caicó (RN), o que não foi possível em 2020 e este ano devido às medidas sanitárias de prevenção contra coronavírus.

Fátima Bezerra destacou que o Governo do RN vem investindo nesta área desde que assumiu a gestão do executivo estadual. “Desde o início, uma das prioridades do governo é estimular o turismo para o interior. Temos de ousar, ir além do sol e mar. Nosso Estado tem belezas incomparáveis”, enfatizou.

A governadora destacou também a criação de um Grupo de Trabalho que vem atuando e criando ações voltadas ao turismo religioso do Rio Grande do Norte. “Esse tema tem todo o nosso compromisso”.

Entre as potencialidades turísticas do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra também citou a gastronomia, as belezas naturais e a cultura.

Desde 2010, a relevância da Festa de Sant’Ana realizada no município de Caicó foi reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), recebendo então o título de Patrimônio Cultural do Brasil.

Outras iniciativas na área também foram destacadas pelo secretário de estado adjunto do Turismo, Leandro Prudêncio. “Junto à Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), criamos diversos selos, inclusive de biossegurança, para que o estado possa atender tanto o turista regional, quanto o nacional e o internacional”, afirmou.

Leandro Prudêncio, no entanto, alertou que o avanço do turismo religioso no Rio Grande do Norte também passa pelo empenho das agências em vender os destinos. “O Seridó é muito rico, na parte de serras, na cultura e na religiosidade. A participação das agências, guias e receptivos é essencial para desenvolver a região”.

O secretário-adjunto também contou que foi enviado ao Gabinete Civil do RN um decreto que prevê a regulamentação da atividade do turismo religioso no Rio Grande do Norte. “Esta é uma área com muito espaço para progredir”.

Também participaram da solenidade o bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos, o secretário de estado-adjunto da Secretaria de Turismo, Leandro Prudêncio, o prefeito de Acari, Fernando Bezerra, o deputado estadual Kelps Lima, o diretor da faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó, Alexandro Teixeira Gomes e a diretora de Promoção Turística da Emprotur, Molga Araújo Dias Freire.