Ecopontos em Natal recebem entregas voluntárias de resíduos

 


Natal possui três Ecopontos para recebimento voluntário de resíduos sólidos específicos, com potencial de reciclagem, e de destinação exclusiva para materiais descartados por pessoas físicas. Assim, qualquer pessoa que queira destinar corretamente pequenos volumes de entulhos, resíduos de construção civil de até 1m3, grandes objetos e podas de árvores podem fazer o descarte nesses locais. Quanto aos resíduos recicláveis, apenas o Ecoponto de Ponta Negra está recebendo este tipo de material no momento.

Entre outras finalidades, o Ecoponto tem como objetivo contribuir para a proteção da saúde pública e da qualidade ambiental; permitir o descarte correto de pequenos volumes; minimizar a ocorrência de pontos irregulares de lixo na cidade; diminuir o quantitativo de rejeito transportado para o aterro sanitário; e, principalmente, estimular o reaproveitamento e a reciclagem de materiais, proporcionando à população a participação e a auto responsabilidade ambiental no ciclo de vida dos produtos consumidos.

“Nós, como sociedade, precisamos entender que somos responsáveis por tudo aquilo que produzimos e consumimos e a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto é princípio da nossa atual Política Nacional de Resíduos Sólidos. O Ecoponto, por sua vez, é instrumento que permite a prática de tal princípio. Fazer a destinação adequada dos resíduos proporciona proteção e prevenção ao meio ambiente e nos leva ao desenvolvimento sustentável”, disse Julyana Ramalho, Diretora de Planejamento e Gestão Ambiental.

A prefeitura informou que, na próxima licitação dos Resíduos Sólidos de Natal, que deverá ocorrer ainda em 2021, estarão incluídos a reforma dos três ecopontos já existentes, e a construção de mais 32 por todas as áreas administrativas de Natal, ampliando a capacidade de recebimento desses materiais e estando mais acessíveis à população da cidade.

O que pode ser levado para os Ecopontos? 
Resíduos de construção civil (de até 1m³ como cimento, entulho, tijolo, restos de azulejos e madeira), móveis velhos, sobras de poda de árvore, papel, papelão e alumínio.

O que não pode ser levado para os Ecopontos? 
Óleo, gesso, pilhas e baterias, lixo eletrônico, telhas de amianto, medicamentos, espelhos, vidro, lâmpadas, animais mortos, tintas, esmaltes, lixo hospitalar, lixo domiciliar ou qualquer resíduo perigoso.

Serviço
Ecopontos
Telefone geral para contato: 3232-8763 (gerência de meio ambiente da Urbana)
De Segunda a Sexta
Horário: 08h às 18h

Ecoponto Ponta Negra
Endereço: Avenida Praia de Genipabu (direção Rota do Sol)

Ecoponto do Baldo
Endereço: Rua Mermoz, Cidade Alta

Ecoponto do Parque dos Coqueiros
Endereço: Avenida das Seringueiras, Nossa Senhora da Apresentação.