Isolda solicita ao Governo do RN reformular vacinação contra a Covid-19 para fazer plano avançar


A deputada Isolda Dantas (PT) apresentou requerimento solicitando ao Governo do Estado, através do Gabinete Civil e da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) uma reformulação estratégica da vacinação contra a Covid-19. O objetivo da reformulação é para que a vacina seja aplicada na população entre 18 e 58 anos de idade, em ordem decrescente de idade e com a garantia de imunização dos grupos prioritários.

A proposta consiste em realizar um escalonamento e inclusão paulatina da população em geral (pessoas que não possuem comorbidades) de acordo com os grupos prioritários constantes do PNO (Plano Nacional de Operacionalização), obedecendo a ordem de faixa em razão da possibilidade de gestão compartilhada do processo vacinal.

“Estados como Bahia e Pernambuco já estão realizando ajustes e vão iniciar a vacinação da população em geral, mantendo a vacina dos grupos prioritários. Desta forma, o Governo pode tomar medidas para o escalonamento que vem sendo estudado e anunciado tanto pelo Ministério da Saúde, quanto por estados”, defende a parlamentar.