Governo do Estado apoia edição online da 26ª Fiart


Artesanato, gastronomia, manifestações culturais e shows artísticos movimentam o evento

 

O vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto, representando a governadora Fátima Bezerra, participou da abertura da 26ª Feira Internacional de Artesanato (Fiart) que ocorreu hoje no espaço Neuma Leão, em Morro Branco, com transmissão pelo canal da Fiart no Youtube. “O que temos aqui é uma resistência da nossa arte. Porque todos nós, no mundo, estamos vivendo esses tempos de pandemia. Quero parabenizar os organizadores por desafiar toda essa adversidade para permitir que nossas artesãs e artesãos possam comercializar dentro desse ambiente virtual, que é uma nova realidade do mundo, mesmo quando voltarmos aos tempos de aparente normalidade”, declarou o vice-governador.
 
Antenor Roberto destacou que a governadora é uma entusiasta do artesanato do RN e de todo o país. Ela foi a responsável pela criação da Lei Nacional do Artesão, que profissionalizou a atividade no país. A Fiart prossegue neste sábado (05) e domingo (06) em versão online e todas as compras devem ser feitas pelo site - www.fiart.com.br. A feira está ocorrendo para apoiar o artesão que está parado nesse tempo de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
 
O lado bom desse formato de comercialização é que o artesão e artesã vêm ao consumidor que acessa o site sem atravessador, sem mediador, pois a venda é direta de quem faz com quem compra. Assim ele pode negociar, perguntar sobre o produto, conhecer como foi feito, e esses são processos facilitadores da comercialização. Outra novidade, além das “lives”, é o drive-trhu. O consumidor pode comprar alguns produtos que estão expostos e poderão ir buscar, fazendo a retirada no balcão.
 
“O portal da Fiart é a maior oportunidade que artesãos e artesãs potiguares estão tendo para dar visibilidade a sua arte e, o mais importante, cria uma experiência de venda, de comercialização, de entrada do artesanato nessa modalidade do mundo virtual”, disse a secretária estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Íris Oliveira, citando a capacidade de recriação e de reinvenção das feiras para o mundo.
 
PROARTE-RN
 
Graça Leal, coordenadora do Programa do Artesanato Potiguar (Proarte), executado pela Sethas, fala que uma das grandes preocupações do programa é revelar o RN: “Se você chega numa loja e encontra produtos de outros estados e muito pouco do Rio Grande do Norte, é porque eles precisam sair da invisibilidade”. Ela explica que o estado potiguar tem um artesanato de memória e de história, das muitas civilizações que passaram por aqui. “Quando você pega uma peça, ela não está sozinha, ela não está solta. Ela tem uma memória de ancestralidade, que remonta a séculos e séculos atrás. Aquele bordado de Caicó é uma memória viva”.
 
26ª FIART
 
Na versão online da 26ª Fiart, a criatividade não ficou só nas peças dos artesãos potiguares que participam da Feira. Um vídeo da Nação do Zamberecatu com saudação a Ogum, orixá do candomblé, abriu o evento seguido do cordel contemporâneo de Leidson Félix (Capitão Jack) que apresentou a Feira, que pode ser conferida no www.fiart.com.br. 
 
Com apresentação de Priscilla Freire, a abertura nesta noite, além de mostrar estande do Governo do Estado no Espaço Neuma Leão, onde também estão expostos estandes do Sebrae e da Prefeitura do Natal, foi também um momento cultural com show do cantor Júnior Santos, vídeos do Coco de Rosa composto só por mulheres, e da cordelista Aninha do Totoró sobre a lenda da Botija do Pico, a poeta Cláudia Borges com o ABC do Homem do Campo.
 
O Governo participa como um dos patrocinadores e também com 43 artesãos selecionados pelo Programa do Artesanato do RN (Proarte) da Sethas. A Fiart mostra a gastronomia e a cultura do Estado. Um clique no  www.fiart.com.br e qualquer pessoa pode comprar na Feira.
 
Nos três dias de comercialização, o público poderá conferir ações, apresentações culturais e shows musicais com artistas potiguares. É só ativar o lembrete e o sininho no canal oficial da FIART no YouTube (www.youtube.com/channel/UCjn4_OZPblQkFd7pQcJ9uig). Os shows começam a partir das 19h e já nesta sexta-feira (04) tem Júnior Santos; no sábado (05), Samara Alves e para encerrar o Forró Meirão no domingo (06).
 
SERVIÇO:
26ª Fiart – Sábado (05) e domingo (06), das 16h às 21h
Showroom – Espaço Neuma Leão – Av. Brigadeiro Gomes Ribeiro, 1465 – Morro Branco. Virtual: Canal do Yutube da Fiart / www.fiart.com.br.