Galeria Sesc abre sua exposição virtual com o trabalho Reolhar

 


O artista Borges Potiguar vai expor suas fotografias a partir de junho, convidando os visitantes a refletir sobre como as pessoas se veem 

 

Um dos principais espaços de apoio e fomento à cultura norte-riograndense, a Galeria Sesc de Exposições, se prepara para iniciar a temporada 2021, quando abrirá suas portas em formato virtual e gratuito. Promovida pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Sesc, a exposição fotográfica denominada “Reolhar”, do artista Borges Potiguar, será aberta a partir do dia 15 de junho. 

A obra, gestada em meio à pandemia da Covid-19, busca uma reflexão em torno das mudanças na forma do olhar cotidiano entre as pessoas, que por causa da doença passaram a usar máscaras, cobrindo parte do rosto (boca e nariz). 

Borges Potiguar revela a dificuldade inicial em fotografar as pessoas com máscara, detalhe que foi logo superado. “Segui com o desejo de registrar o tempo das coisas e certo dia me deparei com um agricultor que usava chapéu de couro e máscara. Era muito estranha aquela imagem que trouxe-me vários questionamentos. Me aproximei e perguntei se poderia tirar uma foto e ele disse que sim. Foi a partir daquele olhar que surgiu a busca por outros olhares”, lembra. 

Outros dois trabalhos foram selecionados pelo Sesc RN e devem entrar em exposição até dezembro deste ano. O primeiro foi “Igbá Ayó Ò?Dára”, de Gabriely Nascimento, que vai expor sobre o universo dos orixás, por meio da técnica da colagem. O outro trabalho foi o da artista Louise dos Reis Gusmão de Andrade, “Um lugar de memória”, com técnicas de fotografia, desenho e arte-têxtil. 

A Galeria Sesc se destaca no cenário local devido à forte atuação com os artistas potiguares, aliada à possibilidade de receber visitantes dos mais diversos cantos, com direito à mediação da experiência. O foco são as artes visuais, com ênfase, também, para a arte educação. O diferencial desta edição será o formato virtual, no qual os interessados terão acesso ao conteúdo por meio do canal do Sesc RN no Youtube. 

Galeria Sesc de Exposições 

O projeto foi desenvolvido em 2015 com objetivo de atuar com ações de fomento cultural, difusão e arte educação. Em seis anos de existência, o espaço abrigou um total de 32 exposições. O edital 2021 superou o número de candidatos de anos anteriores, atraindo 86 inscrições, das quais três foram selecionadas. 

Serviço 

O que? Galeria de Exposições do Sesc RN – Exposição “Reolhar”, do artista Borges Potiguar. 

Quando?  

15 de junho de 2021 

Onde? Yotube Sesc RN 

Saiba mais: sescrn.com.br