Deputado destaca luta do RN pela Transposição do Rio São Francisco

 


A luta do RN pela Transposição e a Caravana das Águas, realizada de forma virtual com a presença da governadora Fátima Bezerra e de cerca de 350 lideranças de diversos segmentos do RN, foram destaque no pronunciamento do deputado Francisco do PT na sessão ordinária híbrida desta terça-feira (25). O deputado participou da live na última sexta-feira (21) e ressaltou a importância da união política para que o RN finalmente receba as águas da transposição.

 

“Dos quatro Estados beneficiários da transposição, apenas o Rio Grande do Norte ainda não recebeu as águas oriundas do São Francisco, e isso é motivo de luta, de reivindicação e de somatório de esforços para que as águas possam chegar através do Rio Piranhas-Assu e do ramal do Apodi”, afirmou o parlamentar.

 

Francisco do PT presidiu até recentemente a Frente Parlamentar das Águas, que será conduzia a partir de agora pelo deputado Galeno Torquato (PSD), a quem agradeceu. “O deputado assume a presidência da Frente das Águas para essa segunda metade da legislatura e em comum acordo me proporcionou a honra de conduzir aquela caravana virtual, muito participativa com os comitês de bacia hidrográficas presentes e quero agradecê-lo”, afirmou o deputado.

 

Francisco citou a participação dos Comitês de Bacia Hidrográfica presentes, à sociedade civil, órgãos governamentais, além da presença e explanação do ex-ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, atualmente secretário de Recursos Hídricos no Ceará. 

 

“Quero destacar também que a governadora Fátima Bezerra foi uma das idealizadoras e organizadoras da primeira Caravana, que não fizemos de forma presencial devido à pandemia”, registrou.