26ª edição da Fiart será lançada nesta quinta-feira (27) em formato digital

 


Governo do Estado participa da Feira Internacional de Artesanato com  artesãos dos dez territórios da Cidadania do RN, além de representantes do país e internacionais
 
O Governo do Estado participa nesta quinta-feira (27) do lançamento da 26ª Fiart – Feira Internacional de Artesanato, que será realizada dias 04, 05 e 06 de junho em formato digital por causa da pandemia  conectada aos artesãos potiguares, expositores de outros estados e países e ao público em geral.
 
A Espacial Eventos, empresa realizadora da Feira vai lançar também o site www.fiart.com.br onde constam os 24 segmentos artesanais presentes, 57 lojas, exposição preços dos produtos.
 
O lançamento será transmido pelo canal da Fiart no Youtube a partir das 19h com apresentação de Priscilla Freire e show de Deusa do Forró além das participações especiais de Samara Alves, Júnior Santos e o cordelista Leidson Félix (Capitão Jack).
 
No comando da live de lançamento no canal Fiart no Youtube (www.youtube.com/channel/UCjn4_OZPblQkFd7pQcJ9uig), Priscilla Freire vai apresentar o show de Deusa do Forró com participações especiais de Samara Alves, Júnior Santos e o cordelista Leidson Félix (Capitão Jack).
 
Segundo a subcoordenadora do Programa Estadual do Artesanato do RN (Proarte) da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), Graça Leal, este ano o Governo do Estado participa da Fiart com artesãos(ãs) e entidades que representam todas as tipologias da produção artesanal do RN. O Proarte/Sethas selecionou por edital 43 artesãos(ãs) e a Espacial, organizadoras da Fiart  convidou 90.
 
São quatro entidades, as Bordadeiras de Currais Novos, a Associação Rendeiras de Alcaçuz, a Cooperativa Mãos Artesanais de Timbaúba dos Batistas (COMART) e o Complexo Cultural Santá de Santa Cruz, além de artesãos(ãs) individuais, de culinária e de essências representando os dez territórios da Cidadania do RN.
 
O RN tem 9.355 artesãos segundo dados do Sistema Nacional de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) publicados dia 4 de maio de 2021 pelo Programa do Artesanato Brasileiro do Governo Federal.
 
VERSÃO
Segundo o idealizador e organizador da Fiart, Neiwaldo Guedes, a versão online foi uma solução encontrada, diante da pandemia, para que o evento não deixasse de ocorrer.  
 
A ideia é não parar, ressalta Neiwaldo Guede,diante do desafio de realizar a Feira em meio à pandemia, respeitando todos os protocolos sanitários. “Com este modelo inovador, o nosso maior desejo é poder movimentar a economia local e servir como uma importante ferramenta de trabalho para que os artesãos, especialmente os profissionais potiguares, possam superar as dificuldades geradas pela pandemia”, explica.  
 
A FIART conta com patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, com o patrocínio e apoio do Sebrae/RN, Prefeitura de Natal, Unimed Natal. Toda a programação cultural tem o incentivo da Lei Municipal Djalma Maranhão.
 
Programação cultural
 
Na programação da Feira está a exibição do Festival Cultural,  dividido em quatro ações: Mostra Cultura Natal; Salão “O melhor do artesanato potiguar”; exposição e websérie; e Webinário Nacional de Cultura Popular: Tradições, Folclore e Identidade Cultural.
 
A Feira conta também com o Festival Parafolclórico (Competitivo) que está com inscrições abertas até 1º de junho por meio do link: https://linktr.ee/fiartcultura

Nenhum comentário