Sistema Fecomércio RN assina convênio para implantar o DEL Turismo no município de Tibau, na região Oeste do estado


O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, assinou na manhã desta sexta-feira (30), o contrato para implantação do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL Turismo) com a prefeita de Tibau, Lidiane Marques. 

 

Esta é a quarta cidade a aderir ao Programa no Rio Grande do Norte. Desde 2018, São Miguel do Gostoso, Tibau do Sul e Parnamirim executam a metodologia alemã, que tem como proposta unir os setores atuantes no segmento, como repartições públicas, iniciativa privada, terceiro setor e técnicos, para trabalharem de forma conjunta na gestão do turismo local. 

 

“Para estes municípios que já vivenciam o DEL Turismo, os frutos são inúmeros. Entre eles as premiações internacionais, como o “top 100 destinos sustentáveis”, selo de excelência concedido a Parnamirim, Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso. Não só estas premiações como a visibilidade e a eficiência que se notam na administração do destino turístico são imprescindíveis e fazem a diferença em situações como a crise que o setor tem vivido desde o início da pandemia da covid-19.  Tudo isso é motivo de muito orgulho para todos que fazem o DEL Turismo. E é isso que o município de Tibau irá vivenciar a partir de agora”, declarou o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz. 

 

Inserido na parceria que o Sistema Fecomércio RN, através do Senac, desenvolve com o estado alemão da Renânia-Palatinado e com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), o DEL executa  uma inovadora metodologia de gestão do desenvolvimento econômico, com foco no fortalecimento da cadeia turística dos municípios. 

 

O presidente do Sindilojas Mossoró, Michelson Frota, participou do momento e falou sobre os benefícios que o DEL trará para toda a região.“A assinatura do DEL hoje é um marco, é um divisor de águas para Tibau e região. Tenho certeza de que assim como tem sido nos outros municípios já participantes, Tibau irá despontar e passa a ser uma referência nacional para o turismo, contribuindo muito para o desenvolvimento de Mossoró e toda região oeste”, declarou Frota. 

 

A prefeita de Tibau, Lidiane Marques, destacou sobre as oportunidades que o DEL traz ao município. “Estamos muito gratos pela parceria firmada hoje, sabemos que é o início de um trabalho conjunto e que trará inúmeras oportunidades de projetar o município de Tibau a nível nacional e internacional, uma delas é já estarmos concorrendo ao Prêmio global Top 100 Destinos Sustentáveis, promovido anualmente pela Green Destinations, fundação holandesa para o turismo sustentável”, disse a prefeita. 

 

Logo após a cerimônia para assinatura do contrato, a comitiva fez uma visita técnica nas instalações do Senac Mossoró. Participaram do momento, o diretor de educação profissional do Senac RN, Gedson Nunes; o coordenador do DEL Turismo e projetos internacionais do Senac RN, Marcelo Milito;  gerente comercial do Senac RN, Carolina Montenegro; gerente regional do Senac RN, Benjamin Garcia e o assessor comercial do Senac RN, Sávio Saraiva. 

 

Saiba mais – O DEL Turismo é estruturado com base em um Conselho e Câmaras Técnicas. A ideia é unir os setores atuantes no segmento, como repartições públicas, iniciativa privada, terceiro setor e técnicos, para trabalharem de forma conjunta. Com a consultoria do Senac RN, é prevista a elaboração e implementação da Política Desenvolvimento Local do turismo e de um modelo de gestão focado no desenvolvimento sustentável.