Faculdade de Natal oferece atendimento de fisioterapia para pacientes com sequelas de covid-19

 

FOTO: FREEPIK/DIVULGAÇÃO

A Clínica Escola de Fisioterapia da Estácio oferece atendimento gratuito para pacientes com sequelas da Covid-19. O serviço é prestado por alunos a partir do 9° período do curso com a devida orientação dos professores e do fisioterapeuta responsável técnico, Bruno Cardoso; e os agendamentos já estão abertos para consultas de segunda a sexta-feira, no período da tarde.

De acordo com a coordenadora do curso de Fisioterapia, Ana Luiza Teixeira, as sequelas da Covid-19 ainda estão sendo descobertas, mas clinicamente, já existem registros de complicações cardiorrespiratórias, especialmente nas pessoas que foram internadas na UTI em decorrência das complicações da doença.

“Também temos pacientes com sequelas motoras, dores articulares e fraquezas musculares, semelhantes ao que nós detectamos nos surtos de Chikungunya e Dengue, além das sequelas de ordem neurológica”, constata.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) já descreve 55 complicações mais conhecidas provocadas pela Covid-19, até o momento, identificadas por especialistas de diversas partes do mundo. Definidas como doenças, a síndrome pós-Covid, Covid longa, Covid persistente ou Covid prolongada englobam uma série de sintomas que vão desde náuseas, dificuldade de atenção, insônia, fadiga, perda de cabelo, falta de ar, dor muscular (mialgia), dores nas articulações e dor no peito.

A professora informa que serão oferecidos tratamentos de reabilitação de forma individual, de acordo com cada queixa. “Recebemos relatos de dores das mais diversas naturezas, então nossos tratamentos vão focar nisso, além de trabalhar a mobilidade articular, o treinamento respiratório e o tratamento de sequelas neurológicas”, explica Ana Luíza.

Ao ser admitido na clínica para o tratamento, o paciente e acompanhante precisarão cumprir uma série de protocolos sanitários para garantir a segurança de todos durante a permanência no local.

Serviço

– Atendimento fisioterápico para pacientes pós-Covid-19

– Clínica Escola de Fisioterapia da Estácio

– Segunda-feira a sexta-feira, turno vespertino

– Contato para agendamentos: 84 99481-2637