Câmara de Parnamirim instala Frente Parlamentar do Idoso



A Mesa Diretora da Câmara de Parnamirim instalou a Frente Parlamentar do Idoso do município, por meio da Portaria 019/2021. A frente parlamentar é composta pelo vereador Thiago Fernandes, que é o coordenador, além dos vereadores Irani Guedes e Marquinhos da Climep.


Dentre as suas atribuições está a proposição de políticas públicas e o planejamento de projetos de lei que tratam da fiscalização e monitoramento dos serviços de instituições de longa permanência para idosos e associações. Além disso, visa estimular a difusão de informações acerca dos direitos da pessoa idosa e estimular a criação de conselhos, fundos e políticas de atenção à pessoa idosa no município.  


Para o coordenador, vereador Thiago Fernandes, a Frente Parlamentar do Idoso, é um grande desafio. “A população de idosos de Parnamirim é de cerca de 16 mil habitantes e precisamos pensar políticas públicas voltadas para a melhoria de vida desses parnamirinenses”, afirmou.

 

POPULAÇÃO DE IDOSOS


            Um estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostrou que quase um quinto da população brasileira é composta por pessoas com 60 anos ou mais. Ou seja, dos cerca de 210 milhões de habitantes do país, havia 37,7 milhões de brasileiros com 60 anos ou mais, no estudo divulgado no início de 2021.


No Rio Grande do Norte, 12,4% da população possui 60 anos ou mais, o que representa mais de 430 mil habitantes, conforme o IBGE.