Anvisa recebe pedido de uso emergencial de medicamentos para casos leves e moderados de Covid-19



Foto: Fotoblend/Pixabay

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu na quinta-feira (1) o pedido de uso emergencial de um medicamento da farmacêutica Roche contra a Covid-19.

Trata-se de um coquetel contendo casirivimabe e imdevimabe, dois remédios experimentais desenvolvidos pela empresa de biotecnologia americana Regeneron e produzidos em parceria com a gigante francesa. A aplicação é intravenosa.

O medicamento já recebeu a chancela emergencial do Food and Drug Administration (FDA), agência reguladora dos Estados Unidos, após apresentar bons resultados em pacientes com sintomas leves e moderados da Covid-19.

“Em um ensaio clínico de pacientes com Covid-19, casirivimabe e imdevimabe, administrados juntos, mostraram reduzir a hospitalização relacionada a Covid-19 ou as visitas de emergência em pacientes com alto risco de progressão da doença em 28 dias após o tratamento, quando comparados ao placebo. A segurança e eficácia desta terapia experimental para uso no tratamento de Covid-19 continuam a ser avaliadas”, diz o comunicado do FDA.

No Brasil, a Anvisa utilizará o relatório do FDA como referência, mas tem processo próprio para aprovação do medicamento. O processo pode levar até 30 dias após a agência sanar suas dúvidas técnicas com o laboratório.

CNN Brasil