Núcleo de Tecnologia Educacional de Natal oferece 610 vagas para cursos gratuitos

 

ESTÃO SENDO OFERECIDOS 17 CURSOS DIFERENTES E DISTRIBUÍDOS NOS TRÊS TURNOS, COM 610 VAGAS. FOTO: SECOM

Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE), da Secretaria Municipal de Educação de Natal (SME), divulga a programação dos cursos para as turmas 2021.1. O período de inscrição inicia nesta quarta-feira (05) e segue até o dia 11 de março, para os professores, educadores, funcionários da Prefeitura do Natal e terceirizados. Já no dia 12 de março abre as inscrições para vagas remanescentes, dando oportunidade para profissionais de outras instituições e aposentados. Os cursos serão oferecidos na modalidade “não presencial”, utilizando por padrão a plataforma Google Meet e iniciam no dia 15 de março.

Estão sendo oferecidos 17 cursos diferentes e distribuídos nos três turnos, com 610 vagas, sendo 25 ou 35 vagas por turma. Importante destacar que ao final são emitidos certificados de conclusão (caso aprovado), tendo também o cursista direito a carteira de estudante. As inscrições serão realizadas de forma online, através do link disponível no anexo I do edital n.º 01/2021 – SME/STEDP. Cada candidato poderá efetivar a matrícula em um único curso.

Para o chefe do Setor de Tecnologia Educacional e Desenvolvimento Pessoal da (SME), Eliudson Raphael Oliveira da Silva, o diferencial desse semestre é que os cursos estão voltados para a área pedagógica. “Orientamos a matrícula de um gestor por unidade escolar para o curso ”O uso das ferramentas digitais na gestão educacional”. A proposta é utilizar às tecnologias para ajudar na gestão e também fazer uma avaliação das práticas pedagógicas utilizadas na escola”, explicou Eliudson Oliveira.

Serão ofertados os seguintes cursos: Informática básica e intermediária; capacitação em jogos e gamificação; A fotografia digital como recurso de letramento visual na formação de professores da educação básica; práticas pedagógicas utilizando o Excel I; práticas das ferramentas educacionais para suporte pedagógico nas escolas; O uso de recursos educacionais digitais como suporte pedagógico para as aulas online; Google Drive para professor, construção de aulas com PowerPoint para os anos iniciais do Ensino Fundamental; Educação 4.0, entre outros.

um total de 11 professores participando da grade curricular do NTE, sendo 23 turmas disponibilizadas e 610 vagas. Nosso objetivo é inserir essas novas práticas pedagógicas utilizando a tecnologia da informação nas unidades de ensino do Município de Natal, além do intuito de formar os professores e gestores e ter o acompanhamento de como esses cursos estão sendo utilizados nas escolas. Nosso grande objetivo é inserir a Educação de Natal, na Educação 4.0”, finalizou Eliudson Oliveira.

Com exceção de Informática básica, todos os cursos exigem o conhecimento prévio de informática básica, e alguns, o pré-requisito de ser educador, professor, coordenador, supervisor e gestor. Para mais informações, o interessado pode ligar para o telefone (84) 2133-8766, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo email matricula.nte@ntenatal.net. A programação de cursos para 2021.1 está disponível no www.natal.rn.gov.br/sme/secretaria-municipal-de-educacao.