Natal imuniza 4.416 idosos acima de 80 anos e abre mais uma sala de vacinação

 


As salas de vacinação e unidades de drive-thru disponibilizadas pela Prefeitura de Natal nesta nova etapa de imunização dos idosos de 80 anos e mais, tiveram uma procura acima da média no primeiro dia. Até o final desta quarta-feira (3), Natal havia vacinado 4.416 idosos que compareceram a uma das estruturas disponíveis  na capital. 

A Secretaria de Saúde de Natal fez o monitoramento dos pontos de vacinação de maior fluxo de público. Caso da zona Leste, que teve uma demanda superior aos outros Distritos Sanitários da capital.  “Para suprir esta demanda e evitar filas, nós abrimos às 12h três pontos fixos para pedestres no Palácio dos Esportes, que será mantido durante essa etapa de vacinação”, informou o secretário George Antunes, da SMS Natal.  O secretário adiantou que já nesta quinta-feira (04) será aberta mais uma sala de vacinação na Unidade Básica de Saúde das Rocas.

Como houve uma procura maior também na Unidade Básica São João e Candelária, a Prefeitura vai destinar espaços alternativos para evitar aglomeração. “Para o segundo dia de vacinação vamos montar tendas exclusivas para vacinação dessa faixa etária, evitando assim aglomeração em nossas UBS”, acrescentou Rayanne Araújo, Secretária Adjunta da SMS Natal.

Dona Francisca Oliveira de Freitas,de 83 anos, foi uma das vacinadas na sala para pedestres instalada nesta quarta-feira no Palácio dos Esportes. “Eu agradeci muito por ter tomado a vacina. Vou esperar agora a segunda dose, e enquanto isso precisamos ter muito cuidado, não está no meio de muita gente, se resguardar um pouco, e manter as medidas de segurança.”, comentou.

Para serem imunizados, os moradores de Natal que pertencem ao público dessa fase devem se dirigir a uma das estruturas e apresentar cartão de vacina, comprovante de residência e documento original com foto. A SMS Natal reforça que a segunda dose da vacina de Oxford deve ser aplicada em um intervalo de 12 semanas após a aplicação da primeira dose, e que os moradores da capital fiquem atentos ao cartão vacinal e às redes oficiais da Prefeitura do Natal.

Onde se vacinar?

Três drives-thrus estão sendo disponibilizados para a população se vacinar sem precisar sair do veículo, e garantir as medidas de prevenção contra a Covid-19. Os drives funcionam de 8h às 16h, de segunda a quinta-feira, e na sexta-feira até 13h, e estão montados no Palácio dos Esportes, no Shopping Via Direta e no Ginásio Nélio Dias, os três espaços contam também com sala de vacinação para pedestres.

A SMS Natal também disponibiliza 11 salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde do município que podem ser procuradas para a vacinação. São elas: Distrito Sanitário Norte I: UBS Pajuçara; UBS Nova Natal; Distrito Sanitário Norte II; UBS Panatis; UBS Vale Dourado; Distrito Sanitário Leste; UBS São João; UBS Brasília Teimosa;  UBS Rocas; Distrito Sanitário Oeste; UBS Felipe Camarão II; UBS Nazaré; Distrito Sanitário Sul; UBS Candelária; UBS Rosângela Lima. As salas funcionam de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h30 e de 13h30 às 16h.


Acamados
Desde segunda-feira (01) também estão sendo aplicadas a segunda dose da vacina para os idosos acamados. Na primeira etapa, 2.631 pacientes receberam a vacina em domicílio, com estratégia iniciada em 10 de fevereiro, e agora recebem o reforço da Coronavac. Caso algum idoso acamado com cadastro realizado não tenha recebido ainda a primeira dose, a família deve procurar uma Unidade Básica de Saúde comunicando o fato que será agendado um dia para vacinação.

Profissionais de Saúde
Os profissionais de saúde que não tomaram a segunda dose da Coronavac, podem comparecer em um dos pontos de vacinação da Prefeitura do Natal e tomar o imunizante.