Natal estará presente na edição do Connected Smart Cities e Mobility 2021

O filósofo, educador e especialista em Filosofia Clínica, Guto Castro estará presente na edição do Connected Smart Cities e Mobility 2021. O pensador é funcionário da carreira da Prefeitura do Natal, ligado à Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

O pensador falará sobre o tema “O papel da mobilidade no combate ao Covid-19”, dentro do painel “Mobilidade para as pessoas”. De acordo com o pensador, o vírus não viaja sozinho. Ele pega carona nas pessoas. Daí, a importância de construir políticas públicas voltadas para uma mobilidade com foco na prevenção ao Covid-19 e outros vírus – dentro do conceito de Cidades e Mobilidade Inteligentes”.

Com essa construção, o filósofo, educador e especialista em Filosofia Clínica, Guto de Castro, trouxe o debate sobre a importância da mobilidade para dentro da luta contra a Covid-19. No ano passado, Guto Castro já tinha produzido, em parceria com a arquiteta Priscila Cabral e o Cartunista Hamilton Rangel, o inédito cenário do Pórtico dos Reis Magos com máscaras, na entrada da cidade de Natal (RN), dentro de uma campanha que trabalhou a luta contra as pandemias do Coronavírus e os acidentes fatais com vítimas no trânsito, dentro da programação do Maio Amarelo. A construção foi um dos destaques em nível nacional dentro da proposta do Observatório Nacional de Segurança Viária que abordou o tema “Perceba o risco. Projeta à vida!”

O evento também vai debater a ideia de como sair da caixa do modelo tradicional de pensar mobilidade em grandes centros para conceitos mais modernos de planejamento e quais as tecnologias e inovações que vão revolucionar a mobilidade urbana a partir do cenário atual.

SOBRE O PALESTRANTE

Guto de Castro, é funcionário de carreira da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, onde atualmente ocupa o cargo de chefe da Assessoria de Comunicação Social e é considerado hoje um dos pensadores mais influentes da educação de trânsito do país. É ainda autor dos livros: a Ribeira (1994-1998); “O Quinto Mandamento” (1997); Quem Matou Zefa Fauna? (lançado no Brasil em 2007 e na Argentina em 2010)“, “13 Poemas Muito Ruins” (2013) e mais recentemente o tratado “Metanásia?” (2019).

O palestrante possui ainda licenciatura em Filosofia, pós-graduação em Teoria da Filosofia Clínica (Instituto Packter – Porto Alegre/Rio Grande do Sul) e é professor convidado em diversas Universidades e Institutos federais do país. Em 2018, o filósofo foi finalista do Desafio Publicitário Maio Amarelo. No mesmo ano levou ainda o diploma de Educador Nota 10 – da Editora Abril – ficando entre as melhores práticas de ensino de Filosofia para a vida no país. Um ano antes, em 2017, durante a cerimônia de 40º Aniversário do Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana, o filósofo recebeu da ANTP o diploma de reconhecimento como “Mestre Avaliador” da entidade e foi palestrante convidado do Congresso Brasileiro de Mobilidade Urbana (2019).

Guto Castro também é Observador Certificado pelo OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (4aTurma) e foi um dos vencedores da I Antologia de Trânsito do Estado de Alagoas – produção acadêmica e literária realizada em parceria entre o Detran/AL e a Universidade Federal de Alagoas.


MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO E OS PALESTRANTES

Connected Smart Mobility Digital Xperience 2021

link: https://evento.connectedsmartcities.com.br/call-for-papers/?utm_campaign=cscm21_er_maceio__palestras_aprovadas__artigos_colunistas__noticias_em_destaque_210329&utm_medium=email&utm_source=RD+Station