De forma remota, Câmara Municipal de Natal retoma Sessões Ordinárias

 


Seguindo uma série de normas e restrições com o objetivo de evitar a disseminação da Covid-19, a Câmara Municipal de Natal retomou nesta terça-feira (16), através do Sistema de Deliberação Remota – SDR, as Sessões Ordinárias. 

Contando apenas com a presença de vereadores integrantes da Mesa Diretora da Casa, a retomada dos trabalhos tem o objetivo de manter a prestação dos serviços públicos à população natalense, com a discussão de requerimentos e projetos de lei, inclusive leis que colaborem com o enfrentamento ao novo coronavírus. 

“Como nós temos matérias importantes que podem ajudar no combate à pandemia, resolvemos voltar de forma totalmente remota, com a participação só dos vereadores que estiverem secretariando a mesa diretora, justamente para que a gente possa retomar não deixando de aprovar aqueles projetos que tragam algum benefício para o cidadão, incluindo os que sejam ligados diretamente à Covid”, pontuou o presidente da Casa, vereador Paulinho Freire (PDT). 

Para o segundo secretário da CMN, vereador Aroldo Alves (PSDB), a retomada é fundamental para dar celeridade às matérias que contribuem para o funcionamento da cidade. “A retomada dos trabalhos no legislativo, mesmo que de forma remota, é importante para que haja a deliberação de leis e assuntos necessários para o funcionamento do município, através das diversas secretarias e programas governamentais”, destacou. 

Três pautas foram debatidas na sessão desta terça-feira, todas em regime de urgência. De autoria do vereador Klaus Araújo (SD), a Lei N° 38/2021, trata da inclusão nas atividades consideradas essenciais dos serviços educacionais em escolas públicas e privadas; do vereador Hermes Câmara (PTB), a Lei 54/2021, autoriza o Poder Executivo a realizar a compra de vacinas contra o novo coronavírus, desde que aprovadas pela Anvisa; e por último, a Lei 64/2021, que prevê a inclusão de garis, motoristas de coletores de lixo, cobradores e motoristas de ônibus como grupo prioritário de vacinação. A última, de autoria do vereador Luciano Nascimento (PTB). Após os debates, o plenário optou pela retirada dos projetos da pauta e as matérias seguirão seu trâmite na Casa. 

COMBATE À COVID

O presidente Paulinho Freire ainda reforçou que os cuidados de prevenção continuarão sendo tomados pela Casa e ainda fez um apelo à população.  “A Câmara continua fechada para receber pessoas, seguindo todos os protocolos. Fazemos um apelo, diante de tudo que estamos vivendo, para que as pessoas realmente se conscientizem e tenham cuidado com essa cepa do vírus que é muito violenta. Estamos com os sistemas de saúde público e privado colapsados e a gente precisa que todos tenham cuidado, sigam cooperando. Devemos continuar os cuidados básicos, como usar máscara, higienizar as mãos, fazer uso do álcool gel e só sair de casa se for estritamente necessário”, finalizou Paulinho Freire.