Covid-19: Natal inicia vacinação de idosos a partir de 74 anos nesta terça-feira (23); veja cronograma da semana

 


Com o recebimento de novas doses, a Prefeitura de Natal informou que vai começar a vacinar os idosos a partir de 74 anos de idade nesta terça-feira (23) contra a Covid-19. O Executivo confirmou também que os idosos a partir de 73 anos poderão ser vacinados na quarta-feira (24) e os de 72 anos ou mais na quinta-feira (25).

Terça-feira (23) - Idosos de 74 anos e mais

Quarta-feira (24) – Idosos de 73 anos e mais

Quinta-feira (25) – Idosos de 72 anos e mais

Além disso, na terça-feira (23) e quarta-feira (24) também serão vacinados parte dos trabalhadores da saúde que ainda não receberam a primeira dose do imunizante. São eles: profissionais do Serviço Móvel de Urgência (Samu ou outras ambulâncias), técnicos de enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, profissionais de saúde das instituições de longa permanência e médicos que atuam na linha de frente.

De acordo com o Ministério da Saúde, Natal tem 35 mil profissionais da saúde que deveriam ter sido contemplados no primeiro momento da vacinação, porém, o quantitativo de doses recebidas foi suficiente para vacinar apenas 23 mil desses profissionais.

Os profissionais de saúde só poderão ser vacinados nos pontos drive-thru (veja locais abaixo) e os idosos podem ser vacinados, além dos pontos de drive-thru, também em 29 salas de vacinação espalhadas pela cidade.

Locais e horários

O três pontos drive thru disponíveis são: Via Direta, Palácio dos Esportes e Nélio Dias. Eles continuam funcionando no horário das 8h às 16h. Os profissionais da saúde só poderão se vacinar nele, que está aberto também para os idosos. Via Direta e Nélio Dias contam com sala para pedestres.

As 29 salas de vacinação disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde do município seguem funcionando de segunda a sexta-feira das 8h às 12h30 e das 13h30 às 15h.

Distrito Sanitário Norte I - UBS Pajuçara, UBS Nova Natal, UBS Redinha e UBS Nordelândia; USF Gramoré e USF Parque das Dunas.

Distrito Sanitário Norte II - UBS Vale Dourado, UBS Panatis, UBS Nova Aliança, UBS Soledade II; USF Jardim Progresso e USF Santarém.

Distrito Sanitário Leste - UBS São João, UBS Brasília Teimosa, UBS Rocas, UBS Alecrim, Unidade Mista de Mãe Luiza e UBS Lagoa Seca.

Distrito Sanitário Oeste - UBS Nazaré, UBS Felipe Camarão II, UBS Cidade Nova , UBS Bairro Nordeste; USF Quintas e USF Monte Líbano.

Distrito Sanitário Sul - UBS Candelária, UBS Rosângela Lima, UBS Nova Descoberta, UBS Cidade Satélite e UBS Pitimbu.

Profissionais da saúde

Para receber a vacina, o profissional da saúde precisa apresentar escala de trabalho ou vínculo empregatício, cartão de vacina, comprovante de residência de Natal e ainda carteira do Conselho de Classe. A SMS Natal diz que também é necessário que o profissional leve impresso o Formulário de Vacinação que encontra-se disponível no site da Prefeitura do Natal.

Pessoas em situação de rua e segunda dose

Seguindo recomendação do Ministério da Saúde em relação aos grupos prioritários, a prefeitura de Natal também informou que fará a aplicação de doses na população de rua. Segundo a prefeitura, equipes do Consultório de Rua, da SMS Natal em parceria com a SEMTAS, farão aplicação da vacinação nesse público.

A SMS reforçou também que as pessoas que já estão aptas a receber a segunda dose do imunizante devem se dirigir a um dos pontos de vacinação, levando os documentos obrigatórios, como cartão de vacinação, comprovante de residência de Natal e documento com foto.

O prefeito Álvaro Dias confirmou que, enquanto houver doses disponíveis, vai continuar a aplicação nos fins de semana. "Continuamos aplicando as vacinas inclusive nos finais de semana, na medida que novas doses de imunizantes nos são enviadas e seguindo os critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, disse o prefeito.