Consórcio Nordeste garante compra de 39 milhões de doses da vacina Sputnik V

 


Os governadores do Nordeste vão assinar nesta sexta-feira (12) um acordo para a compra de 50 milhões de doses da vacina Sputnik V, de origem russa. O contrato prevê entrega de 39 milhões de doses ainda no mês de março. Pelas redes sociais, a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, fez o anúncio. 

O Consórcio Nordeste se reuniu ontem (11) com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para garantir que o imunizante faça parte do Plano Nacional de Imunização (PNI) e atenda todo o Brasil. A proposta foi apresentada pelo governador do Piauí e presidente do Consórcio, Wellington Dias. A negociação da Sputnik V vinha sendo encabeçada pelo governador da Bahia, Rui Costa. 

“Graças ao espírito colaborativo e liderança do governador Rui Costa, que junto ao Consórcio Nordeste vinha há meses em negociação com o Fundo Soberano da Rússia, agora temos um contrato de aquisição de 39 milhões de doses da vacina Sputnik V. Na Defesa do SUS e do Plano Nacional de Imunização, o governador Wellington Dias apresenta conosco a proposta para que o Ministério da Saúde faça a aquisição das doses, e assim elas sejam incluídas no PNI ”, destacou a governadora Fátima Bezerra.

Ela ainda ressaltou que o ministro Pazuello de pronto acatou a proposta e já na manhã desta sexta-feira o Governo Federal celebrará o contrato de compra junto ao Consórcio Nordeste, Fundo Soberano da Rússia e União Química. “É esperança renovada de dias melhores! Viva a Bahia, viva o Nordeste, viva o Brasil! VIVA O SUS! ”, Comemorou Fátima.