Casa do Artesão do Seridó será inaugurada ainda este ano, diz governadora


No Dia do Artesão, próxima sexta-feira (19), a Sethas realizará uma webconferência com participação de entidades representativas para apresentar o funcionamento da Casa

 

A governadora Fátima Bezerra quer inaugurar ainda este ano a Casa do Artesão do Seridó, que fica no município de Caicó e irá concentrar a produção artesanal dos 25 municípios da região, que tem uma das maiores diversidades de tipologia artesanal do Rio Grande do Norte.

Nesta sexta-feira, 19 de março, Dia do Artesão, o Governo do Estado, por meio da secretaria estadual do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), promove a webconferência “Apresentação da Casa do Artesão do Seridó – Plano de Gestão e Dinâmica do Funcionamento”, às 14h. O evento vai apresentar as linhas gerais de gestão da Casa.

“A Casa terá uma função social também. É um investimento do Governo do Estado e tem o papel de fomentar e incentivar a produção do artesanato regional do Seridó”, disse a governadora em reunião remota nesta segunda-feira (15) com a Sethas e o Sebrae, que estão desenvolvendo estudos para o modelo de gestão desse equipamento público.

O modelo a ser apresentado, de acordo com a governadora, tem que contar com a participação das entidades representativas do artesanato do Seridó.

Segundo Iris Oliveira, o modelo de gestão desenvolvido pela Sethas em parceria com o Sebrae RN vai ouvir, além de secretarias de Estado como o Turismo, a Fundação José Augusto, a Agência de Fomento do Estado (AGN) e prefeituras da região, as entidades representativas do artesanato da região do Seridó.  “Estamos construindo um modelo de gestão da Casa em diálogo com diferentes setores do Estado e entidades do artesanato”, afirmou.

Na semana passada, em reunião com a Sethas, o prefeito de Caicó, Judas Tadeu Alves dos Santos e o vereador Diogo Silva, se colocaram à disposição para auxiliar no modelo de gestão da Casa.

Hoje, participaram do encontro virtual: o vice-governador Antenor Roberto; a secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista; a secretária de Turismo do Estado, Ana Costa; o presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto. Além da equipe da Sethas, composta pelo coordenador de Projetos Especiais (Copes), Jair Macedo; a coordenadora do Proarte, Graça Leal; e a coordenadora de Economia Solidária, Lidiane Freire.

Pelo Sebrae, participaram o diretor-técnico, João Hélio; a consultora Virgínia Lúcia Fonseca da Costa, responsável pela construção do Plano de Negócios e Gestão, e o gerente de Caicó Pedro Alexandre Azevedo de Medeiros.

CASA DO ARTESÃO DO SERIDÓ

A Casa do Artesão do Seridó vai funcionar no prédio da antiga Coletoria Geral do Estado, no centro de Caicó. O prédio de estilo colonial foi reformado pelo Projeto Governo Cidadão, com investimento de R$ 793 mil, via empréstimo com o Banco Mundial. Com 467 m² de área, a Casa está localizada na área mais antiga da cidade próxima ao Mercado Público, à matriz de Sant’Ana, à igreja do Rosário e à Praça da Liberdade.

O equipamento funcionará com diversos ambientes: recepção; salas de administração, de apoio ao auditório; salão de vendas do artesanato; seis salas de exposição; cozinha; almoxarifado; apartamentos com banheiros; cinco banheiros; área aberta com pátio e palco para apresentações culturais nos fundos da construção.

Nenhum comentário