Artigo de Joab Moura: A importância da atividade física na terceira idade

 


O envelhecimento populacional é uma realidade do nosso país, assim como no mundo em geral. Até 2025, segundo a organização mundial de saúde (OMS),o Brasil será o sexto pais do mundo em número de idosos. Consequentemente com esse aumento, vai aumentar o numero de doenças associadas ao envelhecimento, onde a maioria dessas doenças esta relacionada aos hábitos de vida (mal ingestão alimentar  , tabagismo, ausências de atividades físicas regular e a  obesidade) e entre outros.

 O envelhecer é um processo multidimensional que vem acompanhado por alterações fisiológicas, porém progressivas, e em um aumento da prevalência das enfermidades  agudas e crônicas. Nesse processo é muito comum ocorrer distúrbios musculoesqueléticos, endócrinos, pulmonares, cardiovasculares, neurológicos e psiquiátricos, entre outros que pode surgir.

A atividade física é qualquer movimento voluntário produzido pela musculatura que resulte num gasto de energia acima do nível de repouso.  Atividade física tem caráter preventivo e de manutenção da capacidade funcional do individuo.

Não se pode contestar que a prática de atividade física melhorar a fisiologia do organismo em qualquer fase da vida. Apesar de o envelhecimento ser um fenômeno natural, inconversível e geneticamente determinado, atividade física regular tem grandes benefícios  que melhorar  a qualidade de vida nesse  públicos. Ela também trazer outros benefícios, que são eles; Manutenção de peso, trará maior equilibro para as perdas de resistência, e a força muscular para as atividades de vida diária (AVD`s), visando  sempre autonomia do idoso e fortalecendo para possíveis acidentes comuns nesse grupo.

É importante salientar que atividade física aumentar a longevidade do individuo e retardam os próprios efeito negativo do envelhecimento, melhorando sua disposição e energia, e consequentemente, sua saúde como todo, além de trazer grandes  efeito  positivo para seu nível intelectual, raciocínio, convivo social e entres outras vantagem.  O exercício físico ele dever ser sempre acompanhado por um profissional habilitado e especializado, pois ele terá capacidade de avaliar e direcionar o treinamento, melhorando o que precisar ser melhorado, sem trazer efeito negativo para o individuo ou acarretar novas lesões. 

Joab de Moura Oliveira

Fisioterapeuta – crefito:296848 -F