Apesar de toque de recolher em todo o RN, jogo do Campeonato Potiguar é mantido; entenda

 


O governo do Rio Grande do Norte ampliou o toque de recolher em todo o estado por causa do aumento do número de casos de Covid-19 e internações. O decreto publicado na edição extraordinária do Diário Oficial do Estado nesta sexta-feira (5) definiu que o toque de recolher passará a ser integral aos domingos e das 20h às 6h nos demais dias da semana. Apesar desta decisão, os jogos do Campeonato Potiguar serão mantidos, com a liberação dos órgãos de saúde e segurança. América-RN x Assu é o único confronto agendado para período de incidência do toque de recolher, no domingo. A partida começa às 16h, na Arena das Dunas, em Natal.

O artigo 20 do novo decreto destaca que "os eventos esportivos profissionais, pré-estabelecidos em agenda de campeonatos oficiais, poderão ocorrer apenas mediante autorização das Secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), observados, em qualquer caso, a adoção dos protocolos sanitários e a ausência de público".

A Federação Norte-rio-grandense de Futebol também estava resguardada por nota técnica assinada pelos secretários estaduais de Saúde e Segurança Pública, Cipriano Maia e Francisco Araújo, também divulgada nesta sexta-feira. O ato ressalta que uma partida de futebol profissional não se enquadra "como atividade que gera aglomeração de pessoas, posto que é realizada sem a presença de público e com estrito cumprimento dos protocolos sanitários estabelecidos, incluindo a restrição de acesso ao campo de jogo e vestiários, limitado a funcionários essenciais à administração e atletas das equipes envolvidas".

O documento lembra que, sem a presença de público nos estádios, as transmissões de TV, rádio e internet favorecem "a implementação do isolamento social, objetivo das medidas até aqui adotadas".

GE RN