Ações do DEL Turismo no Santuário Ecológico de Pipa levam Tibau do Sul a conquistar nova premiação internacional no “Green Destinations Story Awards”


O município de Tibau do Sul continua colecionando premiações internacionais. Após ser reconhecido pela fundação internacional Green Destinations como um dos 100 destinos turísticos do mundo que executam práticas sustentáveis e receber a certificação prata Padrão Destinos Verdes, inédita na América Latina, o município conquistou, nesta sexta-feira (12), o “Green Destinations Story Awards 2021”.

A premiação foi divulgada durante cerimônia on-line que apresentou as histórias mais inspiradoras de práticas de turismo resiliente da competição Top 100 de 2020 - patrocinada pela ITB Berlim, uma das principais plataformas de negócios para produtos turísticos globais, reunindo cerca de 10 mil expositores de 180 países e 160 mil visitantes.

Tibau do Sul participou da cerimônia apresentando o case de boas práticas de sustentabilidade executadas no Santuário Ecológico de Pipa, a partir das ações inseridas no DEL Turismo -  Programa desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do Senac, em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina ( FACISC) e do Instituto Educacional da Economia Bávara da Alemanha (BBW), para implementar um modelo de gestão focado no desenvolvimento sustentável do turismo local.

Entre os 100 destinos que concorrentes, nove municípios brasileiros que implantaram o DEL Turismo disputaram a premiação com suas histórias de sustentabilidade em seis categorias: Comunidades e Cultura; ITB Terra; Natureza e Ecoturismo; Ilhas e Litoral; Covid e Turismo e Destinos ecológicos: escolha do povo. Tibau do Sul foi único município brasileiro vencedor, ficando em 3º lugar na categoria ITB Terra.

“Pela terceira vez, em menos de um ano, um município do RN, que executa o DEL Turismo, foi premiado internacionalmente por executar as boas práticas de turismo sustentável. Esses reconhecimentos comprovam a eficiência e a eficácia do trabalho desenvolvido pelo Sistema Fecomércio RN, por meio do programa DEL. Um trabalho feito de forma colaborativa e que tem projetado o nome do nosso estado como referência mundial neste tema”, afirma Marcelo Queiroz, presidente do Sistema Fecomércio RN.