“Temos que dar segurança jurídica para quem quer empreender em Natal”, diz Nina Souza

 


Escolhida pelo prefeito Álvaro Dias (PSDB) para ser a líder da bancada do governo na nova composição da Câmara Municipal de Natal, a vereadora reeleita Nina Souza (PDT) assumiu o cargo na semana passada. Em termos práticos, a parlamentar será a “porta-voz” da gestão municipal no legislativo, liderando a votação de projetos de interesse do Executivo e coordenando uma bancada que soma hoje 24 vereadores. 

Não é a primeira vez que ela assume o cargo. Entre 2017 e 2018, Nina foi líder do então prefeito Carlos Eduardo Alves na Câmara Municipal. A partir de então, ela saiu do status de estreante na Câmara – ela estava no 1º mandato – para compor o chamado “alto clero” do legislativo. Pelo destaque, foi alçada ao cargo de vice-presidente da Casa no segundo biênio, assumindo a presidência da Casa em diversas oportunidades, em substituição a Paulinho Freire (PDT). 

Para a nova legislatura, que conta com 14 rostos novos, Nina Souza diz que a prioridade deve ser a discussão de projetos que gerem emprego e renda para Natal. Ela destaca que uma das pautas principais do legislativo deve ser a votação do novo Plano Diretor – instrumento que rege a política de ocupação do solo na capital potiguar. 

Para ela, é preciso dar “segurança jurídica” para atrair investidores para a cidade, e isso passa pela aprovação de um novo marco regulatório. 

Nesta entrevista ao Agora RN, Nina Souza fala sobre as prioridades para a nova legislatura da Câmara, diz como será o seu trabalho como líder do governo Álvaro Dias e fala sobre a gestão da Câmara. Confira: 

AGORA RN – Que papel a senhora pretende desenvolver como líder do governo na Câmara Municipal? NINA SOUZA – O papel do líder de uma bancada é o de articulador. Aquela pessoa que serve de instrumento para unificar as vozes, sempre ouvindo os outros companheiros para que se chegue a um consenso. Algo que sempre procurei fazer, ouvindo e articulando junto aos outros vereadores para que as matérias sejam votadas da melhor forma possível, tendo como objetivo a melhoria das ações voltadas ao atendimento dos cidadãos. 

AGORA RN – Que orientação o prefeito Álvaro Dias deu para a senhora? NINA – Somos poderes independentes, portanto, o que se almeja é que trabalhemos de maneira harmônica. Que as matérias que são enviadas possam ser discutidas, estudadas e melhoradas pela bancada, de modo que, no conteúdo final, se tenha como resultado legislações que venham melhorar a qualidade de vida do nosso povo. Então, a orientação é manter firme o diálogo e sempre estar discutindo e conversando com o objetivo de chegar a entendimentos que sejam bons para Natal. 

AGORA RN – Qual deve ser, na sua avaliação, a pauta prioritária da Câmara Municipal nesta nova legislatura? NINA – 2021 é um ano de muitos desafios. A classe política precisa unir esforços: governo municipal, estadual e federal. Legislativo e Executivo sempre em sintonia, de modo a promover políticas públicas que gerem emprego e renda, que fomentem negócios, que deem condições para que o povo possa trabalhar, organizar as prestações de serviço, dar condições ao mercado informal, organizar, para que Natal volte a crescer. 

AGORA RN – Qual a expectativa para a discussão em torno do novo Plano Diretor? NINA – É um instrumento básico, fundamental, para que esse crescimento possa acontecer. Temos que dar segurança jurídica para quem quer empreender em Natal. Precisamos ter isso como um marco. A cidade toda tem que estar nessa discussão. Nós conclamamos a classe política, imprensa, as instituições civis e organizadas, o setor produtivo, para estarmos juntos. Não podemos perder a chance de construir e revisar esse instrumento. Natal é uma cidade maravilhosa, mas que parou no tempo. A gente precisa dar essa luz, mantendo os princípios da sustentabilidade, preservando o meio ambiente, porém, dando condições para que se empreenda e, dessa forma, se gere emprego. 

AGORA RN – Qual a configuração atual da bancada governista na Câmara? NINA – Na bancada, nós somos 24 vereadores. Um grupo muito firme, com parlamentares de diversas comunidades de Natal, de diversos segmentos. É uma bancada que reflete claramente os anseios da população. Eu estou muito confiante de que vamos fazer um grande trabalho. Um ajudando o outro e também aprendendo, de mãos dadas. 

AGORA RN – Qual sua expectativa para a nova gestão do prefeito Álvaro Dias? NINA – As expectativas com relação à gestão são muito boas. O prefeito mostrou nesse primeiro mandato que é um gestor aguerrido, corajoso, com o desejo de fazer a coisa certa. Álvaro é um homem preparado, que gosta de estudar, de ouvir e tem uma articulação muito boa com outros políticos e outras esferas de governo, o que é muito importante. É um prefeito republicano, que tem como foco, em todas as discussões e ações que vemos, fazer uma gestão voltada para Natal. Eu estou muito confiante. Acredito que ele fará um bom mandato. 

AGORA RN – Como a senhora avalia a renovação nos quadros da Câmara, que tem quase 50% de rostos novos a partir de 2021? NINA – O sistema democrático é maravilhoso. O sistema eleitoral, com as alterações que houve, deu condições para que essas mudanças pudessem ocorrer. Hoje, nas formações das nominatas, aprendemos que, se você pega várias pessoas com pretensões de ser candidata e não coloca pessoas com mandato, você tem uma perspectiva de fazer um vereador de determinado partido. Isso fez com que várias composições trouxessem nomes novos para a Câmara. Todos eles que foram eleitos têm trabalhos muito fortes nas suas áreas de atuação, com histórias de vida voltadas à luta popular, à luta por Natal. Todos eles têm um currículo importante. Isso pra a gente é bem interessante. Seja no trabalho de líder comunitário, de líder estudantil, na classe empresarial, na advocacia ou no serviço público, em todas as vertentes que eles emergiram nas últimas eleições, a gente sente a presença de um trabalho já prestado e o desejo de contribuir mais ainda por Natal.

 AGORA RN – Quais devem ser as prioridades da gestão da Câmara este ano? NINA – No início dessa legislatura, nas conversas que tivemos, vimos um desejo muito forte da Mesa Diretora, através do seu presidente Paulinho Freire, de manter firme o propósito de enxugar a máquina administrativa, manter a transparência, além de moralizar cada vez mais a atividade legislativa. Acredito que também será uma das metas do presidente a mudança da sede da Câmara Municipal de Natal, uma vez que o prédio tem instalações antigas. Apesar de eu não fazer parte da Mesa Diretora, é muito visível o empenho dele. Em dois anos, ele conseguiu devolver recursos na ordem de R$ 9 milhões. Uma devolução recorde, usada para ajudar no combate à pandemia da Covid-19. Além disso, é importante destacar o cumprimento do calendário de pagamento do servidor. Eu acredito que ele vem nessa mesma linha, reduzindo custos, sem gastos com eventos, etc, com um trabalho que faz a Câmara ter credibilidade.


Agora RN