Prefeitura de Natal divulga pontos de aplicação da 2ª dose da CoronaVac

 


A Prefeitura do Natal fará no período de 10 a 17 de fevereiro a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19. Os profissionais de saúde que tomaram a primeira dose da vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, devem se dirigir exclusivamente aos drive-thru do ginásio Nélio Dias e do shopping Via Direta. Nestes dois pontos, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS-Natal) também montou salas de vacinação para pedestres.

O prefeito Álvaro Dias confirmou a chegada do novo lote da vacina Coronavac em audiência com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, nesta quarta-feira (3), em Brasília. “Vamos ter disponíveis essa nova parcela de imunizantes para continuar vacinando o público prioritário do plano de imunização”, comemora o prefeito.

Para tomar a segunda dose do imunizante, será obrigatório o cartão de vacinação e um documento de identificação com foto. Os pontos de vacinação para segunda dose da vacina funcionam de segunda a quinta das 8h às 16h e na sexta-feira das 8h às 12h.

“Lembro aos profissionais da saúde que receberam a primeira dose da Coronavac que compareçam no período indicado para receber a segunda dose, pois a vacina contra o coronavírus só tem efetividade se as duas doses forem aplicadas no tempo correto”, esclarece o secretário de Saúde de Natal, George Antunes. 

Para quem recebeu a primeira dose da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, o intervalo entre as doses é de 12 semanas a partir da primeira aplicação. “Quando for o momento de aplicação da segunda dose da vacina Oxford, avisaremos a população”, informa Antunes.

Quem pode tomar a segunda dose da vacina?

Segundo a estratégia inicial adotada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebe a segunda dose o público selecionado para a primeira fase da campanha de imunização e que tenha tomado a primeira dose da vacina.

As primeiras doses foram destinadas aos profissionais da saúde que atuam na linha de frente do atendimento e tratamento da Covid-19, depois para os profissionais de saúde que atuam em outras unidades de saúde, além da aplicação em idosos institucionalizados, com maior risco de contaminação pelo vírus.

Fonte: Portal Grande Ponto