Os 5 alimentos mais poderosos para o intestino!

 


Uma alimentação saudável e rica em fibras pode ajudar o intestino a funcionar melhor. Porém existem alguns alimentos que possuem ação mais efetiva quando o assunto é aliviar a constipação. Conheça os 5 alimentos mais poderosos para o intestino e o porquê de serem os mais recomendados para os casos de intestino preso.

Farelo de trigo

Segundo pesquisas, o farelo de trigo é considerado o alimento que possui melhor ação em casos de prisão de ventre. Ele nada mais é do que a casca do grão de trigo e, apesar de conter glúten, é riquíssimo em fibras e pode ajudar muito.

Ameixa

Rica em fibras solúveis (polpa) e insolúveis (casca), a ameixa melhora o trânsito das fezes porque aumenta a absorção de água durante a formação do bolo fecal. Além das fibras, a fruta ainda é rica em sorbitol, que também ajuda a amolecer as fezes e facilita no processo da evacuação. Qualquer tipo de ameixa possui essas propriedades, porém a ameixa preta é a mais recomendada.

Mamão

Famoso e queridinho de todos que convivem com a prisão de ventre, o mamão é rico em fibras que auxiliam a irrigar o bolo fecal e dar maior volume às fezes. Com grande concentração de papaína, uma enzima digestiva presente na fruta, auxilia a acelerar o processo digestivo e, consequentemente, estimula a evacuação.

Farelo de aveia

Também é rico em fibras solúveis e insolúveis, além da beta-glucana, que pode auxiliar para um bom funcionamento intestinal. Estimula o crescimento das bactérias boas da flora intestinal e melhora a consistência das fezes, o que facilita sua mobilidade no intestino.

Água

SIM! A água é fundamental para que o processo digestivo seja concluído com sucesso – não somente para o intestino, mas para todos os órgãos do nosso corpo. Uma boa hidratação aliada a um cardápio com consumo de fibras, vai assegurar um bom trânsito intestinal.

O que comer é tão importante quanto o que não comer

Com certeza existe uma gama muito grande de alimentos além dos recomendados acima que podem ajudar com a prisão de ventre, como abacate, grão de bico e outros.

Assim como também existe uma gama enorme de alimentos que não devem ser ingeridos em períodos de constipação porque podem agravar os casos de prisão de ventre. São alguns deles:

Suco de maçã, pera, goiaba, caju ou limão.

Arroz branco, pão francês, pão de forma, torrada, biscoito de polvilho, biscoito de água e sal, tapioca, macarrão.

Pizzas, hambúrgueres, salgadinhos, bolachas recheadas, bolos e tortas de farinha branca.

Agora que você já sabe quais são os alimentos que podem ser incluídos em sua rotina alimentar para ter um intestino regulado, opte pela sua saúde e pelo seu bem-estar. Escolha com consciência!