Hermano expõe risco de colapso no abastecimento de água no Trairi e Potengi

 


O risco de um colapso no abastecimento de água nas regiões Trairi e Potengi do Rio Grande do Norte motivou o deputado estadual Hermano Morais (PSB), a propor a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa sobre o tema. O parlamentar abordou o assunto durante pronunciamento no horário das lideranças da sessão plenária desta quinta-feira (18). 

“Essas duas regiões são atendidas por adutoras ligadas a Lagoa do Bonfim, e há problemas sérios de abastecimento. É preocupante também a situação das lagoas. Já temos naquele entorno três lagoas completamente secas. Enquanto isso a água que sai não é suficiente para alguns municípios, como Monte das Gameleiras e Serra de São Bento”, disse Hermano.

O parlamentar revelou temer que a crise no abastecimento chegue também a outros municípios e, embora exista a possibilidade de que um bom período de chuvas se aproxime do RN, cobrou um trabalho prévio para evitar que o problema aumente. “É preciso buscar solução antes que a situação se agrave mais”, completou.

Já a deputada Eudiane Macedo (Republicanos) destacou em seu discurso a entrega de títulos de regularização fundiária para quase 400 famílias da zona Norte de Natal. A parlamentar destinou emenda no valor de R$ 300 mil para viabilizar a iniciativa. O documento garante a propriedade do imóvel às famílias, valorizando a moradia e permitindo que o mesmo seja utilizado para obtenção de crédito junto a instituições financeiras. 

O deputado estadual Ubaldo Fernandes (PL) dedicou o seu pronunciamento a Campanha da Fraternidade 2021, lançada nesta quarta-feira (17) pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Para este ano o tema escolhido foi “Fraternidade e Diálogo: compromisso de amor”, enquanto o Lema é “Cristo é a nossa paz: do que era dividido, fez uma unidade”.

“A Campanha da Fraternidade nasceu no RN e se expandiu pelo Brasil. Campanha importante que a igreja realiza todos os anos, e que agora convida os fiéis a escutar o outro. Principalmente nesse momento em que vivemos, de dificuldade na saúde, onde pessoas não se entendem, instituições não se relacionam bem. É uma missão de superação, obstáculos, união, desconstrução das diferenças. Respeito a igualdade racial, religiosa e cultural. Campanha importante para gerar ambiente de convivência pacífica e respeitosa”, disse Ubaldo. 

O deputado ainda acrescentou que enviou um requerimento à Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) onde solicita os dados da vacinação de idosos no Estado. O parlamentar deseja saber quantos idosos já foram vacinados no RN, quantos ainda faltam receber a imunização contra Covid-19 e qual a expectativa dos gestores públicos em relação a uma data para se atingir 100% dos maiores de 60 anos.