Governadora define saúde, segurança, educação, recursos hídricos e agropecuária como prioridades para 2021

 

Na leitura da mensagem anual à Assembleia Legislativa, Fátima Bezerra anunciou metas e prestou contas das realizações

A governadora Fátima Bezerra destacou ações nas áreas da saúde, segurança, educação, recursos hídricos e produção agropecuária como prioridades para o terceiro ano de sua gestão – 2021 - na leitura da mensagem anual à Assembleia Legislativa nesta terça-feira (02).

No plenário do Legislativo, a governadora citou a continuidade das ações no enfrentamento à pandemia da Covid-19, inclusive com a cobrança ao governo federal para o envio de vacinas suficientes para atender toda a população, investimentos no sistema público de segurança com a realização de concursos públicos para contratar pessoal para as polícias Militar, Civil e Itep, incorporação de pessoal ao Corpo de Bombeiros, investimento de R$ 260 milhões na educação profissional, formação continuada de professores e combate ao analfabetismo, continuidade dos programas de perfuração de poços, distribuição de sementes e assistência técnica aos pequenos produtores. Além disso, a chefe do Executivo conclamou os parlamentares e a sociedade para somar esforços pela conclusão da barragem de Oiticica, no município de Jucurutu, da nova comunidade de Barra de Santana e para o início das obras do ramal do Apodi, que integram o complexo do sistema de transposição de águas do rio São Francisco.

"Volto a esta casa na qual tive a honra de representar o povo do Rio Grande do Norte por dois mandatos consecutivos. Iniciamos 2021 com a esperança na vacinação e melhores dias para o povo potiguar e brasileiro. Venho anunciar ações de Governo e prestar contas aos parlamentares e à sociedade. Contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária tem sido o principal combustível deste Governo. Desde que assumimos, temos pago os salários do funcionalismo dentro do mês trabalhado, o que significa respeito, dignidade e qualidade de vida aos servidores, além de um considerável aporte de recursos na economia do estado. Conseguimos criar um ambiente fiscal favorável ao crescimento econômico, garantindo a permanência de empresas e atraindo novas, gerando milhares de empregos", afirmou a governadora.

Fátima Bezerra registrou que mesmo atravessando uma pandemia, o Governo não deixou de trabalhar. "Temos uma gestão que trabalha, cuida da população e presta contas do que faz. Presta contas diariamente no Portal da Transparência. Uma gestão que segue o caminho do diálogo, da transparência e da responsabilidade. Sou grata ao papel que poderes e ministérios públicos exerceram na fiscalização e controle da gestão e na definição das ações no combate à pandemia. Grata, também, às universidades federais e à universidade estadual que muito têm contribuído para as realizações do governo".

Ainda no campo da saúde, a governadora disse que a batalha contra o coronavírus contribuiu para fortalecer a rede hospitalar estadual. “Hoje, deixamos um legado de 600 novos leitos, o que equivale a seis hospitais de campanha. Com a vacinação, pela qual tanto lutamos, estamos favorecendo o desenvolvimento econômico. O Plano Estadual de Vacinação é uma realidade. Em 24 horas desde quando recebemos o imunizante, iniciamos a vacinação. Hoje somos o 5º estado com maior número de vacinados. Nosso maior diferencial é, ao mesmo tempo que cuidamos do povo, das minorias, das camadas mais vulneráveis da sociedade, garantimos segurança alimentar e hídrica, reforçamos a assistência social, a agricultura familiar, a pesca artesanal e a economia solidária. Temos um olhar voltado para fortalecer a classe produtiva, a começar pelos pequenos empreendedores”.

Fátima Bezerra citou também as linhas especiais de crédito o Super Refis, o Nota Potiguar, o Proedi – Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial e a abertura de mercados internacionais para o agronegócio. “Nosso estado tem governo e tem rumo. Tem um futuro em construção, alicerçado no real, sem ilusões, com a convicção inabalável dos que sonham o possível. Desse sonho não abrimos mão de construir, com paz e trabalho, junto com todos que desejam servir ao Rio Grande do Norte, uma sociedade mais igualitária, mais feliz”, encerrou.

O QUE DISSERAM OS DEPUTADOS SOBRE A MENSAGEM

Autora da lei que criou o Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar e Economia Solidária (PECAFES), a deputada Isolda Dantas elogiou a mensagem anual da governadora Fátima Bezerra, destacou ações que fortalecem setores como desenvolvimento econômico, educação, segurança e agricultura familiar e enalteceu a atuação do Governo no que diz respeito à batalha contra o coronavírus. "Acho que é o tema que merece mais destaque é a Saúde. O Governo do Estado optou pelo investimento no SUS, interiorizando essa política de abertura de leitos, tanto clínicos, como de UTI, além de ter contratado mais de três mil profissionais. O governo está de parabéns pela forma como tem enfrentado a pandemia e pelas perspectivas que apontam para o nosso estado. O Rio Grande do Norte. sem dúvida nenhuma. pode ser maior, pode ser do tamanho dos nossos sonhos, e se depender do governo do estado e do nosso mandato, ele será".

Defensor ferrenho da educação, autor da chamada Lei "Escola democrática", que garante direito à expressão no ambiente escolar, o deputado Francisco do PT elogiou a atitude da chefe do Executivo no sentido de reconhecer o trabalho coletivo desenvolvido pelo governo. "Penso que seja oportuno acrescentar a tranquilidade que a governadora passou com as políticas de combate à Covid-19. Em meio todas as dificuldades, fiquei muito alegre com anúncio do plano de desenvolvimento da educação a ser realizado com os recursos do precatório do Fundef, montante de R$ 260 milhões, para investimentos na ampliação da rede física da educação profissional, formação e combate ao analfabetismo", disse.

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Ezequiel Ferreira se referiu à união entre os poderes como marca da gestão atual do governo, principalmente no tocante à pandemia. "A governadora não só relatou os avanços, mas dividiu os avanços com o poder legislativo e outros poderes, que entendendo a hora de dificuldades no Rio Grande do Norte, se deram as mãos. Assim tem sido na Assembleia, casa plural, onde cada deputado foi eleito pelo seu partido, diante de uma ideologia, mas na hora que está em votação algum projeto que vem beneficiar o povo potiguar, essa casa tem sido solidária, como deve ser. Tem sido assim, e vai ser assim, por mais esses dois anos na nossa presidência e com a solidariedade dos 23 deputados e durante o governo da governadora Fátima".

Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado estadual George Soares também salientou a sintonia do poder executivo com a Assembleia Legislativa, para execução de programas e ações citados pela gestora na abertura do ano legislativo. "A mensagem da governadora Fátima foi uma verdadeira prestação de contas de dois anos de muito trabalho. Estou feliz porque várias das ações citadas teve a participação direta desta casa, como a aprovação de vários projetos de lei. Parabéns a toda equipe do Governo", resumiu.

O deputado Ubaldo Fernandes enfatizou o quanto as ações do Governo do RN têm contribuído para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. "Na prestação de contas que a governadora fez para esta Casa, ela destacou setores importantes como saúde e segurança pública, promovendo a reestruturação desses setores. O governo está no caminho certo porque se preocupa com o povo potiguar", afirmou.

Confira as principais ações do Governo do Rio Grande do Norte (2019-2020) no link:

http://www.adcon.rn.gov.br/ACERVO/assecom/DOC/DOC000000000250054.PDF