Francisco do PT se reúne com governadora para tratar sobre Eixo Norte da Transposição

 


O presidente da Frente Parlamentar das Águas no RN, o deputado estadual Francisco do PT esteve reunido na tarde de quarta-feira (17) com a governadora Fátima Bezerra para, ao lado de deputados que compõem a Frente Parlamentar das Águas da Paraíba, tratar sobre o andamento das obras do eixo Norte da transposição das águas do Rio São Francisco, que ainda não foi concluído.

Dos 4 estados beneficiados pelo projeto da transposição, apenas o RN ainda não recebeu as águas e é esse o eixo responsável por abastecer o território potiguar, com as águas vindas da Paraíba, a partir da Barragem de Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras, no sertão paraibano.

O deputado Francisco do PT destacou a urgência da conclusão da obra. “Quando a presidente Dilma deixou o governo em 2016, deixou a transposição com mais de 90% concluída. É inconcebível que agora, mais de 4 anos depois, ainda não tenha sido concluída”, afirmou o parlamentar.

“Para as águas chegarem ao Rio Grande do Norte, precisam antes chegar à Paraíba, então somos irmãos de uma mesma causa. Por isso, estamos aqui para convidar a governadora Fátima e construirmos uma agenda junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, de forma que possamos buscar mais informações sobre o andamento da obra. O deputado Francisco do PT já está junto conosco nesta luta, através da Frente Interestadual em Defesa da Transposição”, destacou o deputado Jeová Campos, presidente da Frente Parlamentar das Águas da PB 

Além de Jeová (PSB), os deputados Buba Germano (PSB) e Galego Souza (PP), que integram a frente paraibana também participaram da reunião.

Entre as pautas tratadas na reunião esteve a construção do Ramal do Apodi, como parte das obras da transposição, para levar água para outra região do Oeste potiguar, contemplando também Mossoró e cidades do entorno. A recuperação da barragem Engenheiro Ávidos e a revitalização do Rio Piranhas, que vai receber as águas também foram alguns dos assuntos abordados.

A governadora Fátima Bezerra parabenizou o gesto da Frente Interestadual e destacou a importância da reunião. “A pauta aqui é fundamental, que é dar continuidade a nossa luta para cobrarmos do Governo Federal a conclusão do eixo Norte. O projeto do São Francisco não é um projeto qualquer. É um dos projetos mais importantes para a vida das populações dos estados contemplados pela transposição”, disse a governadora, que confirmou a participação em agendas promovidas pela Frente Interestadual da Águas.

Também participaram da reunião o Secretário de Recursos Hídricos do RN, João Maria Cavalcanti e o Assessor Técnico da SEMARH, Paulo Varela.