Aquisição de novo equipamento coloca o Itep/RN entre os principais órgãos para detectar fraudes documentais

Vídeo Comparador Espectral é capaz de identificar falsificações em diversos documentos
 
Sempre buscando melhoria paras a prestação de serviços para a população e investigação criminal, o Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) adquiriu um novo equipamento voltado para a análise de possíveis fraudes nos mais diversos tipos de documentos.
 
O chamado ‘Vídeo Comparador Espectral’ permite capturar, processar e armazenar imagens digitais para a verificação de autenticidade de documentos, com a aplicação de diversas fontes de iluminação. Através dele é possível analisar desde simples notas de dinheiro até passaportes.
 
“Cada documento tem alguns elementos de segurança que não são possíveis de se enxergar a olho nu. Com esse equipamento nós conseguimos identificar todos esses elementos e de documentos de todo o mundo”, destacou o perito criminal Luis Antônio, responsável pelo setor de documentoscopia do Itep.
 
Além de proteção ao cidadão que pode ser vítima de alguma falsificação de documento, a investigação criminal desses casos também avança com essa nova aquisição do Itep/RN. “O Itep/RN está compatível com os principais órgãos de perícia nacional. Nossa capacidade e celeridade de identificar documentos fraudulentos aumentaram bastante”, disse Luis.