Agricultura familiar e reajuste dos combustíveis são debatidos por líderes parlamentares

Os líderes parlamentares, Francisco do PT, Sandro Pimentel (PSOL) e Isolda Dantas (PT), foram os oradores que ocuparam o horário de lideranças na sessão ordinária desta terça-feira (09), na Assembleia Legislativa. Os três deputados participaram presencialmente da sessão e discutiram temas como projetos do governo e reajuste nos preços dos combustíveis.

Líder do Governo, o deputado Francisco agradeceu aos pares pela dispensa de tramitação do projeto do executivo que suspende prazos relativos a concursos públicos, lembrando que já estão previstos concursos para preenchimento de vagas no Corpo de Bombeiros, na Polícia Civil, na Polícia Militar (oficiais) e no Itep. Também chamou atenção da população para notícias falsas que estão sendo espalhadas em redes sociais, sobre inscrições para retirada da Carteira Nacional de Habilitação gratuita, dentro do programa ‘CNH Popular’, do Governo do Estado.

“Cuidado para não caírem no golpe. As inscrições ainda nem foram abertas, dependem de dotação orçamentária e a previsão é o mês de março”, alertou o parlamentar. Seguindo o horário de lideranças, o deputado Sandro Pimentel, líder do PSOL, lamentou a tragédia ocorrida no bairro de Mãe Luíza e fez críticas aos sucessivos reajustes nos preços dos combustíveis. “As promessas mirabolantes do presidente estão saindo pelo ralo, inclusive a de reduzir o gás de cozinha. Que está sendo reduzido, cada família só pode gastar um em vez de dois”, disse Sandro.

O deputado Sandro Pimentel também chamou a atenção para o aumento no número de casos de Covid-19 no Rio Grande do Norte, lembrando dos réveillons promovidos com apoios de prefeituras, e alertando para a necessidade de fiscalização no período do Carnaval. “Mais uma vez um decreto que poderá não ser cumprido”, disse Pimentel, ressaltando que o ponto facultativo foi cancelado pelo governo e por prefeituras, mas que se não houver fiscalização não há como impedir aglomerações.

Líder do PT, a deputada Isolda Dantas comentou sobre reunião da governadora Fátima Bezerra (PT) com seu secretariado, realizada nesta segunda-feira (8), onde ela também participou para tratar sobre agricultura familiar. A deputada adiantou que o Rio Grande do Norte será pioneiro na preservação de sementes, guardadas de uma safra para outra, o que garantirá a cultura alimentar e impedirá o consumo cada vez mais constante de transgênicos.

A lei que garante a preservação de ‘sementes crioulas’ (originais), de autoria de Isolda, foi sancionada pela governadora e já está em vigor. “É difícil a gente comer cum cuscuz que não seja transgênicos”, disse Isolda se referindo à semente do milho que não é preservada. Segundo a deputada, sem a preservação das sementes originais, como prevê a lei de sua autoria, o paladar das pessoas termina passando por uma mutação, sem falar na questão da saúde, atingida por produtos químicos.