Seridoenses são aprovados para Escola Sesc de Ensino Médio no Rio de Janeiro


Dois jovens de Caicó, a 260 quilômetros de Natal, foram os aprovados do Rio Grande do Norte na seleção da Escola Sesc de Ensino Médio (ESEM) e vão estudar no Rio de Janeiro, em 2021. A vaga feminina ficou para Anna Letícia Fernandes, 15 anos, que obteve a 11ª maior nota em nível nacional, enquanto que a posição masculina foi de Breno Felipe de Medeiros Santos, 14 anos, ex-aluno do Sesc Caicó. 

“O acesso ao conhecimento é algo que não tem preço e nós que fazemos o Sistema Fecomércio RN ficamos muito felizes em contribuir com o crescimento desses jovens. Eles serão o Rio Grande do Norte na ESEM, uma escola de referência do Brasil. Desejamos sucesso aos dois e que aproveitem a oportunidade”, afirma Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio RN. 

O processo seletivo contava com 160 vagas em todo o Brasil, sendo duas delas destinadas ao RN. A admissão consiste em quatro etapas, desde a prova objetiva, critérios definidos em edital, redação e entrevista. 

Para Anna Letícia, a aprovação foi um grande passo na sua vida pessoal, acadêmica e profissional, afirmando que contou com o apoio dos familiares e professores. “ Eu estou muito feliz, na verdade a ficha ainda não caiu, parece que estou vivendo um sonho. Estudar na ESEM é um sonho pra tantos estudantes e em meio a um cenário tão desfavorável em todos os sentidos fui agraciada com uma benção desse porte, é algo muito divino”, diz. 

Já Breno, lembra do tempo em que ouviu sobre a ESEM pela primeira vez, quando ainda era aluno do Sesc Caicó. “Minha mãe me matriculou na escola Sesc depois que ela percebeu que não tinha dinheiro suficiente para bancar uma escola particular, mas mesmo assim ela amou a escola junto comigo que também adorei e foi o lugar que me recebeu de portas abertas e me deu toda inspiração para estudar, e já naquela época ouvia falar sobre o processo seletivo do Sesc do RJ. Me sinto feliz e orgulhoso por começar essa nova jornada da minha vida”, declara. 

A ESEM é uma escola referência no País, atuando no formato residência e inteiramente gratuita, com capacidade para atender até 500 estudantes nas três séries do Ensino Médio. A ideia consiste em um convívio de tempo integral, junto dos professores e gestores. A instituição já aprovou 53 potiguares desde 2008, incluindo Anna e Breno, além de 40 concluintes e 11 alunos cursando. 

O Sesc RN, como entidade do Sistema Fecomércio, atualmente, mantém sete escolas com Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os profissionais estão sob constante capacitação, inclusive com ações sistemáticas do Departamento Nacional.