Principais benefícios do chá de Carqueja

 


O chá de carqueja possui vários benefícios para a saúde, como regulação da pressão arterial e da quantidade de açúcar no sangue, fortalecimento do sistema imunológico e melhora de problemas digestivos, podendo ser consumido até 3 vezes por dia.

O chá de carqueja é feito com as folhas da carqueja, uma planta medicinal de nome científico Baccharis trimera, que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e em feiras livres.

Benefícios da Carqueja

A carqueja possui propriedade hipoglicemiante, anti-inflamatória, antimicrobiana, anti-hipertensiva e diurética, possuindo diversos benefícios para a saúde, sendo os principais:

Melhora a diabetes, uma vez que tem capacidade de diminuir a absorção de açúcares ingeridos na alimentação, ajudando, por isso, a controlar a diabetes. Apesar de ser usado para diminuir os níveis de açúcar no organismo, os efeitos hipoglicemiantes da Carqueja ainda estão sendo estudados;

Desintoxica o fígado, pois contém flavonoides na composição que exercem uma função protetora do fígado;

Diminui a pressão arterial nas pessoas diagnosticadas com hipertensão;

Melhora problemas digestivos, protegendo o estômago e prevenindo o aparecimento de úlceras, já que possui em sua composição substâncias que diminuem a secreção gástrica;

Diminui o colesterol devido a presença de saponinas em sua composição, o que ajuda a evitar a absorção de colesterol;

Ajuda no combate a inflamações, uma vez que possui propriedades anti-inflamatórias;

Ajuda a emagrecer, pois consegue diminuir o apetite;

Alivia a retenção de líquidos, pois possui efeito diurético, promovendo a eliminação do líquido retido no corpo e diminuindo o inchaço;

Fortalece o sistema imunológico, pois possui antioxidantes.

Estes benefícios do chá de carqueja devem-se a algumas substâncias que esta planta possui, como os compostos fenólicos, saponinas, flavonas e flavonóides. Contudo, esta planta tem algumas contraindicações, não devendo ser usado durante a gravidez e amamentação ou em grandes doses, pois pode ser prejudicial à saúde. Conheça outras contraindicações da Carqueja.

Como preparar o chá de Carqueja

O chá de carqueja é simples e rápido de fazer e possui vários benefícios para a saúde.

Ingredientes

2 colheres de sopa de folhas picadas de carqueja;

500 ml de água.

Modo de preparo

Colocar os ingredientes numa panela e deixar ferver por aproximadamente 5 minutos. Tapar, deixar amornar, coar e beber de seguida. Para ter todos os benefícios do chá de carqueja deve-se tomar até 3 xícaras deste chá por dia.