Ovos cozinham na caixa com forte calor no Rio; físico explica fenômeno

 


Com temperatura de 40ºC e sensação térmica de quase 50 ºC no Rio de Janeiro, uma situação inusitada ocorreu em uma lanchonete em Bangu, na Zona Oeste da cidade: ovos armazenados no depósito do estabelecimento cozinharam. 

De acordo com o físico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Daniel Amaro, o fenômeno é raro e tem uma explicação científica: a sensação térmica somada ao longo tempo de exposição ao calor causaram o cozimento.

“Um ovo cozinha quando a água está em ebulição, com 100°C. Mas isso é com um período curto de tempo. Se você tem um tempo maior, como algumas horas, e a sensação térmica perto de 50°C pode sim ter cozinhado o ovo. É raro, mas é possível”, disse.

O acontecimento foi filmado pelo gerente da lanchonete, Leonardo Ramos. “Nunca vi nada parecido. Quando fomos retirar os ovos da caixa, eles estavam muitos quentes”, afirmou.

A gravação foi feita na quarta-feira (27), o 2º dia mais quente do ano. Segundo o Alerta Rio, nesse dia, a temperatura chegou a 40,2°C e a sensação térmica, a 45,2°C.

Fonte: CNN