Natal inicia vacinação de idosos institucionalizados na segunda-feira (25)

 


A Secretaria Municipal de Saúde de Natal confirmou para segunda-feira (25) o início da vacinação contra Covid-19 de 500 idosos (de 60 anos e mais) que residem em instituições de longa permanência (ILPs) da capital. Esse grupo faz parte da prioridade da primeira fase do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

As primeiras instituições a serem atendidas na segunda-feira são: Jesus Misericordioso (Lagoa Azul), Juvino Barreto (Barro Vermelho) e Espaço Solidário (Mãe Luiza), pela manhã; Lar da Vovozinha (Lagoa Nova), CIAD (Planalto) e Lar do Ancião Evangélico (Neópolis), à tarde. De acordo com a SMS, cada turno conta com uma equipe de três vacinadores.

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte vai disponibilizar os vacinadores e realizar a aplicação das doses do imunizante nas residências onde vivem os idosos. A logística terá participação de servidores do departamento de Saúde Coletiva da UFRN e apoio dos cuidadores de cada ILP.

"O Departamento de Vigilância em Saúde vem checando a situação desses idosos junto a cada instituição para confirmar o quantitativo necessário e as condições para iniciar essa vacinação no Município, já que não é recomendada a indivíduos que estejam com algum sintoma de síndrome gripal ou que tenham tomando alguma dose de Pneumo23 há menos de 15 dias", comenta Juliana Araújo, diretora do Departamento.