Fim de semana: Semurb interdita 12 estabelecimentos, autua 13 e apreende paredão de som em Natal

 


Durante esse final de semana, 16 e 17 de janeiro, as equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), atuaram incessantemente nas inspeções aos estabelecimentos da capital fazendo valer o decreto para combater a disseminação do coronavírus. As ações que contaram com o apoio da Guarda Municipal e da Polícia Militar resultaram em 12 interdições, sendo oito totais e quatro parciais. Além disso, foram lavrados 13 autos de infração e um paredão de som foi apreendido. Todas as ocorrências vieram de denúncias da população.
De acordo com informações da fiscalização ambiental as ações aconteceram nas zonas Leste, Oeste e Sul da cidade. Na zona Leste, cinco bares localizados no Beco da Lama receberam os autos de infração e foram interditados totalmente por aglomeração. “No Beco da Lama estava havendo festas organizadas pelos bares da rua, quatro deles estavam associados à contratação das bandas com música ao vivo. Já um bar de forma independente locou uma tenda e instalou na via pública, além de ter colocado uma caixa de som e contratado um DJ para movimentar o ambiente”, relata o supervisor de fiscalização da Semurb, Felipe Oliveira.
As pessoas que estavam no local foram dispersadas pelas Guarda Municipal e os proprietários intimados a comparecer à sede da Semurb. Já no bairro das Rocas, também na Zona Leste, uma conveniência recebeu intimação para comparecer à secretaria para esclarecer a série de denúncias que a população vem fazendo sobre cenas de aglomerações no local.
Enquanto que na zona Oeste também ocorreram mais interdições e autuações. No bairro de Cidade da Esperança, quatro estabelecimentos foram interditados parcialmente por estarem fazendo o uso da via pública com mesas e cadeiras. “A interdição parcial consistiu na retirada do material da via pública, podendo o estabelecimento funcionar normalmente cumprindo a determinação para desobstrução do passeio”, explica Oliveira.
Já no bairro de Felipe Camarão, a equipe de fiscalização recebeu uma denúncia de uma casa de shows que estava promovendo uma festa com bandas de grande porte. “No local foi notado uma série de irregularidades como aglomeração, pessoas sem máscaras, pista de dança liberada e lotada e funcionamento além do horário permitido. O evento de imediato foi encerrado e interditado totalmente”, acrescenta o supervisor da Semurb.
Por fim, na zona Sul, uma casa de shows em Ponta Negra que já havia sido alvo de interdição, mais uma vez estava promovendo festa com aglomeração e funcionamento além do horário permitido. “O local foi interditado totalmente e o proprietário recebeu auto de infração. Pelo histórico de desobediência as penalidades para o estabelecimento serão analisadas cabendo inclusive multa grave”, disse o fiscal.
Também na zona Sul de Natal, uma conveniência que estava funcionando além do horário permitido, promovendo aglomeração e utilizando um paredão de som foi interditada totalmente e o equipamento de som apreendido. Dois autos de infração ambiental foram lavrados, um pela desobediência da conveniência e o outro pelo uso do paredão de som.