Festival Bólide1050 abre inscrições para oficinas de arte visuais


Palestras, oficinas e uma exposição virtual compõem a programação da primeira edição do Festival Bólide1050, que acontecerá durante uma semana (30 de janeiro a 06 de fevereiro) de maneira remota através das plataformas digitais do youtube e zoom. As inscrições podem ser feitas através do formulário online nas redes sociais do Bólide1050.

“A programação do festival é um convite para que estudantes, artistas, professores e a comunidade de forma geral se aproximem da arte contemporânea e ampliem conhecimento sobre as diferentes práticas possíveis nesse campo. As oficinas têm vagas limitadas e serão preenchidas por ordem de inscrição.”, informam as coordenadoras do Festival Sofia Bauchwitz e Sanzia Pinheiro.

Sobre o Festival 


Todas as atividades serão ministradas por artistas, acadêmicos e profissionais envolvidos em diversos campos da arte contemporânea como forma de ampliar a noção que se tem do mundo da arte. O Festival pretende apresentar questões que orientam as diferentes práticas em torno a esse mundo: Qual é o estado da arte hoje? Quais questões estão sendo trabalhadas pelos artistas e legitimadas pelas instituições de arte? Quais pesquisas em arte e processos criativos estão sendo defendidos pelos artistas? Que Panoramas para o futuro estão sendo imaginados? 


A formação de jovens criadores e de público é um dos pilares do Bólide1050, projeto de Sanzia Pinheiro com colaboração de Sofia Bauchwitz, iniciado em 2017, com a missão de ampliar o conhecimento artístico no Estado do Rio Grande do Norte e fortalecer o contato entre a produção local e a produção de fora do Estado. 


Programação 


A palestra de abertura, acontece sábado, dia 30/01 às 19h, e conta com a participação de Bitú Cassundé, curador cearense com ampla atuação no cenário nacional.

Durante a semana serão oferecidas cinco oficinas ministradas por artistas emergentes e consolidados no panorama nacional e internacional, são elas: "Aquarelas, memórias afetivas em Omim" com Sheyla Ayo;   "A intimidade como estratégia criativa" com Mariana do Vale ; "O Acaso” com Vitorino Brasileiro; "Clínica Cacofônica: Episódio Fogo" com Jota Mombaça  e "Não seja curioso!" com Fábio Tremonte. As oficinas acontecem em dias consecutivos pela Plataforma Zoom, permitindo que os interessados possam assistir a todos os eventos. Os encontros estão pensados para estimular a criação de obras e os resultados desses processos ficarão expostos na Galeria Virtual do Bólide1050 no Instagram. 

No encerramento, sábado, dia 06 de fevereiro, as 19h o Festival terá a palestra de Maíra Endo, mediadora cultural paulistana e idealizadora do Cortex - estudos sobre a autorganização e do Hipocampo.art, um espaço de arte independente, multidisciplinar e digital, criado em 2016. As palestras serão transmitidas pelo Canal do Youtube do Bólide 1050 e serão abertas ao público. 


Temporada de Festivais do RN 

Os meses de janeiro e fevereiro terá uma intensa programação de festivais de artes visuais e por isso surgiu o selo Temporada de Festivais do RN idealizado entre o Bólide 1050, Duas Estúdio de Fotografia e Margem Hub de Fotografia. 

O objetivo do selo é organizar os festivais de arte contemporânea contemplados com recursos da Lei Aldir Blanc RN de maneira cronológica e, assim, potencializar o alcance dos eventos no estado.

Alinhando os diferentes projetos a um selo conseguimos apoiar as iniciativas de cada espaço, fortalecer as parcerias entre espaços e agentes culturais, e garantir ao variado público do Rio Grande do Norte uma programação diversificada e especializada a cada semana, sem risco de sobrecarregar a agenda e criar grandes incompatibilidades de horário.


Festival Bólide1050
30 de janeiro a 06 de fevereiro
Natal/RN 


Nenhum comentário