Túnel de macrodrenagem atinge 85% de conclusão e será entregue no 1º semestre de 2021

 


Uma das principais reclamações de moradores de bairros das zonas Sul e Oeste, os alagamentos em diversas ruas e avenidas, estão com os dias contados. Até maio do próximo ano, a Prefeitura do Natal entrega a obra do túnel de macrodrenagem que irá acabar com mais de 30 pontos de alagamentos nessas regiões.

 

De acordo com o secretário Carlson Gomes, titular da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semov), os serviços atingiram a marca de 85% de conclusão. "Mesmo com todos os problemas enfrentados, caso da Covid-19, conseguimos dar um bom andamento na obra, sempre tomando todos os cuidados com a saúde dos trabalhadores. Com isso, atingimos esse bom número e já vislumbramos a sua conclusão até maio", explicou o secretário de Obras Públicas.

 

Ainda de acordo com o titular da Semov, o túnel terá 4,7 km de extensão e interligação do seu sistema com as lagoas de captação do Centro Administrativo, de São Conrado, e do KM-06, que será o destino final das águas que serão escoadas pelo equipamento. "É uma das maiores obras de infraestrutura que nossa cidade já recebeu. Orçada em R$ 143 milhões (em uma parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura do Natal), a obra acabará com alagamentos nos bairros de Nova Descoberta, Lagoa Nova, Dix-Sept Rosado, Candelária, Nazaré e Bom Pastor", ressaltou o secretário.

 

Cuidados

 

O titular da Semov explicou que o túnel é uma obra que demanda tempo e que suas particularidades são diferentes de outras ações executadas pela pasta.

É uma obra que demanda certos cuidados e observação de cada etapa. Afinal, são escavações que exigem muito da equipe em campo. Além disso, tem a questão da temporada de chuvas, que atrapalham o avanço da obra. Mesmo assim atingimos essa boa marca e queremos fechar tudo até o início de maio", finalizou Carlson Gomes, da Semov.