Projeto que obriga intérprete de libras em telejornais é aprovado em Comissão da AL


Crédito da Foto: João Gilberto

Os membros da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte reuniram-se nesta quarta-feira (16), na última reunião de 2020, para apreciação e aprovação do Projeto de Lei Nº 258/2020, de autoria do deputado estadual Hermano Morais (PSB) que institui a inclusão de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), nos telejornais, no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte e nas propagandas e programas institucionais do Governo do Estado.

“Reconhecemos uma matéria extremamente oportuna, consistente, pertinente por estar em consonância com o sistema constitucional e legal, criado no País para a proteção de pessoas com deficiência”, disse a relatora da matéria, deputada Eudiane Macedo (Republicanos).

A deputada Isolda Dantas (PT), membro da comissão, destacou a importância do projeto e parabenizou o autor, deputado Hermano Morais. “Cada dia mais é necessário que os poderes deixem exemplo de acessibilidade. Quero parabenizar o deputado Hermano pela iniciativa do projeto”, disse.

Já a deputada Cristiane Dantas (SDD) ressaltou o quanto o projeto reflete na vida das pessoas com deficiência. “Um projeto muito importante e de inclusão. É pela igualdade e pelo direito a informação e respeito a todos”, disse a presidente da Comissão.

O projeto foi aprovado em outras comissões e agora segue a tramitação até chegar em plenário para análise e aprovação dos parlamentares.