Polícia deflagra operação contra maus tratos a idosos no RN e 3 pessoas são presas

 


A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por intermédio da Delegacia Especializada de Proteção ao Idoso (DEPI), divulgou, nesta sexta-feira (4), os resultados da Operação VETUS. A ação faz parte de uma operação inédita, coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o objetivo de combater crimes de violência contra o idoso nos 26 estados e no Distrito Federal. 

A operação integrada, que teve início no dia 1º de outubro (Dia Internacional do Idoso), foi planejada tendo em vista o aumento de denúncias de abuso registradas durante o período da pandemia, pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos. O nome da operação, denominada “vetus”, significa idoso em latim. Desde então, a PC/RN já apurou mais de 251 denúncias e realizaram cerca de 246 visitas/diligências, que culminaram com a instauração de 41 procedimentos investigativos. 

Ao longo da operação, foram atendidas mais de 262 pessoas idosas vítimas de violência e efetivadas as prisões de 3 agressores. Estão sendo cumpridas, pelos policias civis, 18 medidas cautelares de proteção no Estado do Rio Grande do Norte. Até o momento, em todo o país, foram apuradas 10.702 denúncias, tendo sido realizadas 12.745 visitas/diligências e atendidas 11.658 vítimas, que resultaram na instauração de 3.085 Inquéritos Policiais e de 2.344 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). 

Além disso, 765 medidas protetivas foram cumpridas e 447 pessoas foram presas. Participaram da operação cerca de 6003 policiais. No Rio Grande do Norte, a ação contou com o apoio das Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM/Mossoró) e a 1ª Delegacia Distrital de Mossoró, além das Delegacias Municipais de Jucurutu e São Tomé. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, através do Disque Denúncia 181.

AGORA RN

Nenhum comentário