Laboratório detecta nova variante do coronavírus no Brasil

 


Pesquisadores do laboratório Dasa anunciaram nesta quinta-feira (31) que identificaram uma nova variante do SARS-CoV-2 em São Paulo. A cepa B117 do vírus já foi encontrada no Reino Unido e em mais 18 países. De acordo com o labortatório, a vigilância sanitária e o Instituto Adolfo Lutz já foram informados sobre a descoberta.

A confirmação da circulação da nova cepa no Brasil foi realizado por meio do sequenciamento genético em dois pacientes. O exame foi feito pela Dasa e pelo Instituto de Medicina Tropical da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IMT-FMUSP).

A variação não é mais letal que outras variantes dominantes, porém, pode ser mais ser mais transmissível. A cientista do IMT Ester Sabino disse que a descoberta aumenta a necessidade da manutenção dos cuidados sanitários. "Dado seu alto poder de transmissão, esse resultado reforça a importância da quarentena e de manter o isolamento por 10 dias, especialmente para quem estiver vindo da Europa", afirmou.

O diretor médico da Dasa, Gustavo Campana, faz o mesmo alerta. "A prevenção ainda é o método mais eficaz para barrar a propagação do vírus: lavar as mãos intensificar o distanciamento físico, usar máscaras e deixar os ambientes sempre ventilados".

Fonte: CNN