Justiça marca diplomação de prefeito e vereadores eleitos em Natal em formato remoto

 


A diplomação dos candidatos eleitos em 2020 para os cargos de prefeito, vice-prefeito, vereadores e suplentes vai acontecer em formato remoto, através de teleconferência, na próxima sexta-feira (18), conforme determinou o juiz da 1ª Zona Eleitoral, Kennedi de Oliveira Braga. A eleição dos candidatos aconteceu no dia 15 de novembro.

Segundo a Justiça Eleitoral, a decisão atende à recomendação da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) e se baseia no avanço da pandemia do novo coronavírus no estado. A cerimônia por videoconferência, na plataforma Google Meet, está marcada para às 17h.

Neste ano, os diplomas serão expedidos e disponibilizados exclusivamente em formato digital e a apresentação das contas é o único requisito para que isso ocorra. As contas devem ser apresentadas até a terça-feira (15). "O descumprimento do prazo impede a diplomação do candidato enquanto perdurar a omissão", informou o TRE-RN.

A diplomação marca o encerramento do processo eleitoral e atesta a vitória nas urnas, tornando os eleitos aptos a tomar posse. Se um candidato estiver com o registro indeferido, não será diplomado, mesmo que algum recurso esteja pendente de julgamento.


G1 RN