Caern anuncia paradas de abastecimento de água em Natal e mais 10 municípios

Torneira sem água RN — Foto: Igor Jácome
 

Natal e 10 municípios das regiões Seridó e Central do Rio Grande do Norte são áreas que terão parada de abastecimento de água nesta semana, entre a terça-feira (8) e a sexta (11), para adequação de sistemas ao mercado livre de energia e manutenção da rede. As informações são da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

A primeira parada, para adequação do sistema elétrico, será na terça-feira (8), das 6h às 18h. Serão desligadas duas estações de bombeamento da Adutora Serra de Santana, a EB5, localizada em Florânia, e a EB6, localizada em Tenente Laurentino Cruz.

Segundo a estatal, ficarão sem abastecimento de água nesse período os municípios de Florânia, Tenente Laurentino Cruz, Lagoa Nova, Bodó, São Vicente e a comunidade Conisa.

Após a conclusão do serviço e retomada do funcionamento das estações, o abastecimento estará completamente normalizado em até 72 horas.

Sertão Central

Na quarta-feira (9), a Caern também vai realizar uma manutenção na Estação de Bombeamento 3 da Adutora Sertão Central Cabugi. O serviço preventivo terá início às 8h com previsão de conclusão à noite. Devido ao trabalho o fornecimento de água para Lajes, Pedra Preta, Jardim de Angicos, Caiçara do Rio dos Ventos e Riachuelo estará suspenso, sendo retomado no término da manutenção.

Já o prazo de manutenção, ou seja, para que todos os imóveis estejam com o abastecimento regular é de até 48h.

Natal

Em Natal, na sexta-feira (11), a parada será na Estação de Tratamento de Água Jiqui (ETA Jiqui), das 5h30 às 20h - também para adequação ao mercado livre de energia. Serão afetados todos os bairros de Natal nas Zonas Sul, Leste e Oeste, com exceção de Ponta Negra, Cidade Satélite, Planalto e Guarapes. Esses bairros não serão afetados porque são abastecidos por poços.

Após o retorno do abastecimento, a normalização completa do sistema se dará em até 72 horas.