Restauração da RN-307 melhorou tráfego e incrementou turismo no litoral Norte

 


Destino turístico consagrado que traz milhares de turistas todos os anos ao Rio Grande do Norte, há muito a Praia de Genipabu –situada no município de Extremoz – precisava de melhorias na RN-307, uma de suas principais vias de acesso. O Governo do Estado revitalizou a estrada em 9 quilômetros de extensão, a partir do investimento de R$ 4 milhões, por meio do Projeto Governo Cidadão e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RN), com recursos viabilizados pelo empréstimo com o Banco Mundial.

Com a reconstrução finalizada, moradores, veranistas e turistas desfrutam desde novembro de 2019 das melhorias na infraestrutura, na mobilidade e nos acessos, aquecendo uma das maiores fontes de renda e emprego do Estado, o turismo.

Os serviços incluíram o asfaltamento, a implantação de acostamentos, bueiros para escoamento de água e sinalização horizontal e vertical. O conjunto de benefícios foi comemorado por diversas categorias, mas principalmente pela dos bugueiros. Um deles é Iveraldo Soares, que trabalha no ramo há mais de 25 anos e preside a Associação dos Proprietários e Condutores de Buggy de Aluguel do RN (APCBA-RN).

“Esperamos muito tempo por essas benfeitorias. A estrada está muito melhor e desde que foi entregue está trazendo cada vez mais turistas para o nosso litoral Norte”, disse Iveraldo, pontuando que espera o fim da pandemia e chegada da vacina do novo coronavírus para o retorno à normalidade dos milhares de visitantes habituais.

O fortalecimento da economia nos municípios é um dos objetivos do programa de melhoria de estradas realizado pelo Governo do Estado com os recursos de empréstimo do Banco Mundial. Os investimentos abrangem as rodovias RN-160 e Estrada da Produção em São Gonçalo do Amarante e a RN-063, que liga a praia de Tabatinga a de Barreta em Nísia Floresta, na região metropolitana; a RN-011 no município de Serra do Mel; a RN-015 em Baraúna; a RN-016 em Carnaubais, no território Açu-Mossoró; a RN-118 de Jucurutu a Caicó; e a RN-087, ligando Lagoa Nova a Cerro Corá, no Seridó.