Dois cachorros testam positivo para o novo coronavírus em Curitiba, afirma UFPR

 


Dois cachorros tiveram teste positivo para o novo coronavírus em Curitiba, segundo a Universidade Federal do Paraná (UFPR), que coordena um projeto para testagem em animais em seis capitais do país. A informação foi confirmada pela universidade nesta segunda-feira (23).

O primeiro caso foi de um buldogue francês adulto, cujo tutor testou positivo e percebeu que havia secreção nasal no animal. O tutor realizou um novo teste, no mesmo dia em que o cão foi testado. O resultado do dono foi negativo e o do buldogue, positivo. No dia seguinte, um novo teste feito com o animal e deu negativo.

O segundo caso foi de um cachorro adulto sem raça definida (RSD), com tutora que também testou positivo. A dona afirmou que tem quatro cães e que eles tiveram episódios de espirros, porém somente um testou positivo para o novo coronavírus.

De acordo com o coordenador do estudo, o professor Alexander Biondo, até o momento o estudo aponta que os animais não desenvolvem a Covid-19 e também não transmitem para humanos. 

"Os animais tiveram sintomas muito leves, e são casos em que os tutores têm uma relação muito próxima com os cães. Até o momento, o que podemos dizer é que os cachorros não participam do ciclo de transmissão do vírus", disse Biondo.

Vale ressaltar que cães recebem vacina contra um tipo de coronavírus, o CCoV, que provoca doenças intestinais nos animais. Entretanto, o vírus encontrado pela UFPR nos dois cachorros é o Sars-Cov-2, causador de Covid-19 em humanos.

Segundo a universidade, estes casos são os primeiros confirmados em cães no projeto, que é o único existente no país. A pesquisa ocorre em Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Recife (PE) e São Paulo (SP).

Pela projeto, foi detectado o primeiro caso de infecção em gato, na cidade de Cuiabá.

Fonte: G1